São 19h00 de uma quinta-feira de outono mais quente do que o normal no Porto. Os termómetros marcam 25 graus e convidam os portuenses a sair à rua, depois de um dia de trabalho, para aproveitarem os descontos. Entre a Praça da República e a Ribeira, mais de 100 lojas aderiram à terceira edição do Porto Fashion Night Out, oferecendo entre 10 e 70% de desconto em peças da nova coleção.

“A ideia desta Fashion Night Out é aproveitar uma oportunidade única de, em cima da época alta e não nos saldos, comprar a coleção que está nas lojas a um preço especial. Para isso tem de ser à noite, fora do horário normal, e há toda uma animação à volta disso”, explica ao Delas.pt Manuel Serrão, diretor-geral da Porto Fashion Week.

Com Dj’s e champanhe gratuito em todas as lojas, o que não falta pelas ruas do Porto nesta quinta-feira é animação. Depois de uma volta rápida de tuk tuk pela cidade podemos comprovar que os Clérigos, as Galerias Lumière e a Rua Miguel Bombarda são os locais mais concorridos. Por volta das 22h00, a enchente no Passeio dos Clérigos é tal que se torna difícil atravessar a rua de uma ponta à outra.

“As lojas são mais do que o dobro da edição anterior e o quádruplo da primeira edição. Esta é a edição de consolidação. Cem estabelecimentos comerciais aderiram, entretanto soubemos de outros que depois de verem que ia haver a adesão de 100 lojas também aderiram e estão abertos. Acredito que estejam cerca de 120 lojas abertas, sendo que apenas 100 fazem parte do nosso catálogo de descontos”, revela o diretor-geral da Porto Fashion Week.

Aposta no trabalho dos designers portugueses

A Scar-id Store é uma das lojas que, este ano, se estreia na Porto Fashion Night Out e tem a particularidade de vender peças de criadores nacionais como Susana Bettencourt, Carla Pontes e Alexandra Moura.

“Hoje tivemos muitos clientes que costumam passar pela loja, vivem aqui no bairro mas nunca tinham tido oportunidade de nos visitar porque chegam sempre tarde a casa e acabam por apanhar a loja fechada”, afirma Sílvia Costa, uma das responsáveis pela Scar-id Store.

Depois de esta edição ter sido mais um sucesso, os responsáveis pela Porto Fashion Week já pensam nos desafios e oportunidades do próximo ano.

“Arranjar um grande patrocinador que perceba a potencialidade que uma noite destas tem e nos ajude a preparar, ainda com mais afinco, a edição do próximo ano. Com esse patrocinador, as lojas vão aumentar e a promoção também vai ser maior”, acrescenta Manuel Serrão.