Descubra a razão pela qual deve tomar banho todos os dias

tomar banho
[Fotografia: iStock]

Bem sabemos que a melhor maneira de evitar a propagação do novo coronavírus é lavar as mãos com frequência. Apesar de essa ser a principal medida, os especialistas estão a enfatizar a importância de, nesta altura, tomar banho todos os dias.

Tirar o pijama, tomar um banho e vestir uma roupa lavada contribui positivamente para a saúde mental, afinal, é estar a fazer algo que se fazia normalmente antes de se sair de casa.

Apesar de muitos especialistas defenderem que não se deve tomar banho todos os dias, ou que, pelo menos não se deve lavar o cabelo diariamente, tais recomendações ganham agora outros contornos. Face à situação atual, o médico dermatologista Javier Pedraz, citado pelo site espanhol SModa diz que “é aconselhável tomar banho todos os dias e usar sabão sempre por todo o corpo”.

Apesar de haver quem pense que é necessário apenas focar a limpeza em zonas do corpo como órgãos genitais, axilas e pés – é verdade que estas áreas são as que mais suam e, portanto, requerem um maior cuidado de higiene – os novos tempos obrigam a novos hábitos.

Mas a que se deve esta mudança de opinião sobre com que frequência se deve tomar banho? O especialista explica ao SModa que este “é um vírus muito novo e ainda há muito desconhecimento. Algumas formas de transmissão, como mãos ou pequenas gotas de saliva, estão já comprovadas. Existem outras maneiras de contágio que estão a ser investigadas e, portanto, qualquer precaução que tomamos é pequena“.

O dermatologista acrescenta ainda que “quanta mais higiene existir, mais facilitamos a solução do problema”. “Nenhuma precaução é supérflua e tomar banho faz parte delas”, reitera.

Embora seja aconselhado pelo Governo português a ficar de quarentena, há momentos em que é realmente necessário sair de casa para ir fazer compras de alimentos.

Nestes momentos, é inevitável tocar em superfícies que podem estar contaminadas. Com isso em mente, a médica especialista em Medicina estética, Mar Lázaro, diz ao SModa que “temos que ser especialmente cuidadosos com a pele, mãos e cabelos quando vamos para casa”.

Mas estes banhos diários só devem acontecer uma vez por dia, caso contrário, “se exageramos, quebramos a função de barreira que nos protege de bactérias e vírus”, afirma Mar Lázaro.

Para quem não sai mesmo de casa, esta medida também deve ser tomada uma vez que se está sujeito à entrada de micróbios através das janelas abertas.

Para além disso, de acordo com dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América, os espaços interiores são mais poluídos que o do exterior. Por esta razão, mesmo que esteja em isolamento social total, deve tomar banho todos os dias e até uma temperatura específica para o fazer.

Javier Pedraz afirma que “temos uma população de bactérias e fungos comuns que contribuem para o equilíbrio da derme. Se não tomarmos cuidado e eles se multiplic19arem de maneira exagerada, podem causar patologias e infeções. E a probabilidade de penetração de bactérias e vírus prejudiciais aumenta”

Depois de tomar banho, sempre com sabão, que é o que resulta melhor na eliminação dos germes, Mar Lázaro explica que “é essencial aplicar cremes hidratantes e reparadores que neutralizam a perda de água” acrescentando que “a pele continua a precisar de cuidados cosméticos habituais após a higiene”.