
Para quem está em isolamento social há mais de um mês, o uniforme oficial da quarentena passou a ser o pijama, fato de treino ou umas leggings com uma camisola básica. Na verdade, este visual arrisca, por vezes, a ser mantido por vários dias, o que significa que acumula sujidade. Quem está em casa, não lava a roupa que usa com tanta frequência como quando cumpre rotinas fora de casa.
Apesar de andar mais confortável desta maneira, o facto de não lavar a roupa que usa diariamente, pode trazer riscos para a saúde.
Citada pelo site americano The Huffington Post, Lori A. Hoepner, professora na escola de saúde pública norte-americana Suny Downstate Medical Center, diz que “não obstante o coronavírus, a maior contaminação que pode acontecer nas roupas são as bactérias que vêm naturalmente do corpo“.
A especialista explica que “produzimos muitas bactérias, especialmente nas partes em que a pele se dobra e se toca e há suor”.
Apesar de o facto de não lavar a roupa frequentemente poder trazer riscos para a saúde, pelo menos com a que anda fora de casa, Lori A. Hoepner diz que em casa “não é uma grande preocupação, desde que esteja bem com o seu próprio odor corporal”.
Se em casa veste apenas roupas para estar a ver televisão ou a fazer algo de lazer, desde que não faça exercício físico, Preeti Aryna, professora assistente de desenvolvimento e marketing de tecidos do Fashion Institute of Technology, refere, citada pelo The Huffington Post, que “pode passar uma semana ou até duas sem lavar essa roupa“.
Se tem pele sensível ou alguma condição dermatológica, como eczema ou psoríase, deve mudar a roupa com mais frequência para evitar irritações causadas pelo suor, explica Lori A. Hoepner.
A organização que representa produtores de produtos de limpeza para uso doméstico, o Instituto de Limpeza Norte-Americano, recomenda lavar o pijama depois de três ou quatro usos.
Em geral, Lori A. Hoepner diz que uma boa higiene é essencial para usar as mesmas roupas várias vezes repetidas, e os problemas de saúde relacionados à roupa são “menos preocupantes se se tomar banho todos os dias“.