Descubra como melhorar a qualidade do sono com exercícios de resistência

exercicio
[Fotografia: Karolina Grabowska/ Pexels]

Sofrer de insónias ou perturbações durante o sono é algo comum, ainda mais nestes últimos dois anos com a pandemia e o agravamento de situações de ansiedade.

Contudo, estudos indicam que o exercício físico baseado em resistência pode ajudar a dormir melhor. Exercícios como flexões e levantamento de peso podem ser ainda mais benéficos que a aeróbica.

Recorde-se que falta de sono pode levar a problemas cardíacos, aumenta o risco de derrames e pode até causar a morte. Poucas horas de sono também podem conduzir a problemas como a obesidade e inflamação corporal.

Para a realização deste estudo, o grupo de investigadores da Iowa State University, em Ames, Iowa, nos Estados Unidos da América, reuniram 386 adultos com excesso de peso e com estilos de vida sedentários.

Os voluntários foram divididos em grupos aleatórios. Um grupo não praticou qualquer tipo de exercício e três grupos realizaram exercícios de aeróbica, resistência e um “mix” de aeróbica e resistência. Os quatro grupos mantiveram as rotinas durante um ano. Os grupos que se exercitavam tinham sessões três vezes por semana, de uma hora.

Antes e depois do período da experiência, os investigadores fizeram uma pesquisa para medir a qualidade do sono, nomeadamente sobre a duração, eficiência, distúrbios.

Como consequência da rotina de treinos, o estudo indicou que mais de 35% dos participantes se queixavam do sono no início da experiência.

No grupo que praticava só exercícios de resistência, a duração do sono aumentou em média 40 minutos. Já no grupo de exercícios misto houve um aumento de 17 minutos e no grupo de aeróbica o tempo de sono apenas aumentou 15 minutos.

No que à eficiência do sono diz respeito apenas os grupos de resistência e exercícios combinados apresentaram melhorias. A qualidade do sono e os distúrbios melhoraram nos quatro grupos.

Ou seja, os autores do estudo concluíram que os exercícios de resistência são uma ótima opção para obter uma melhor qualidade de sono bem como para melhorar a saúde.