Descubra como pode desinfetar a sua casa em apenas seis passos

iStock-831711760
[Fotografia: iStock]

Em tempos em que o novo coronavírus é a maior preocupação da população portuguesa, para além de ser de máxima importância seguir as medidas de prevenção dadas pelo Governo, também não deve deixar de lado a limpeza de todos os espaços, sobretudo se está em trânsito.

Importante vincar que um dos maiores agentes de proteção ao novo Coronavírus é mesmo a limpeza. Das mãos, dos objetos e das superfícies. Um estudo norte-americano concluiu que o vírus pode ser detetado em aerossóis até três horas, pode resistir quatro horas em cobre, até 24 horas em papel e até 2-3 dias em plástico e aço inoxidável.

O local de trabalho de grande parte dos portugueses passou a ser as suas próprias casas. Já que vai passar pelo menos duas semanas dentro de casa, é normal que esta fique suja com mais facilidade.

Afinal, e apesar de continuar a trabalhar a partir de casa, tem mais tempo para se dedicar à cozinha, o que é importante, principalmente nesta altura em que o corpo pede por alimentos que fortaleçam o sistema imunológico.

Também é normal que o chão fique sujo mais rapidamente. Seja a andar pela casa, a pentear-se, ou a estar a fazer exercícios físicos, a verdade é que quanto mais tempo passa dentro de casa, mais rapidamente ela fica suja.

Se não tem qualquer tipo de preguiça para limpar a casa, mas ainda assim está com medo de que não a esteja a desinfetar em condições, veja agora algumas dicas de limpeza que pode seguir para deixar essa ansiedade de lado.

Abra as janelas

A partir do momento em que está trancada em casa e não há nenhuma fonte de ar fresco aberta, o ar que está a respirar é sempre o mesmo, tornando-se poluído ao longo do tempo. Por essa razão, opte por abrir as janelas logo pela manhã e deixe a casa arejar até à hora a que costumava sair de casa para ir trabalhar.

Limpe os móveis com desinfetante

Em primeiro lugar, não vá ao supermercado comprar todas as garrafas de desinfetante que encontrar. Para além de já serem poucas, devido ao aumento da procura desde que surgiu o novo coronavírus em Portugal, os outros também vão precisar desses produtos. Compre apenas o que é necessário. O segundo passo é utilizar uma toalha de limpeza por divisão para não misturar germes. Coloque o desinfetante nos móveis depois de os ter limpo com os produtos habituais.

Limpe as paredes e os cantos

Não pense que é apenas ao limpar as mesas e os móveis que está imune ao vírus. Grande parte do lixo de casa, encontra-se acumulado nos cantos de casa. Opte por utilizar um spray desinfetante e uma toalha para limpar as paredes. Para os cantos, utilize uma vassoura e o desinfetante.

Limpe bem as janelas

As janelas são um dos grandes desafios no que diz respeito à limpeza de casa. Mas não é por ser díficil que as deve deixar de limpar, uma vez que é nelas que o ar bate. Lave-as com um agente próprio para limpar de vidros e utilize um desinfetante no final. Não se esqueça dos cantos e de outros complementos que não o vidro.

Utilize máscara e luvas

De maneira a que o pó não afete as suas vias respiratórias enquanto está a varrer ou aspira, utilize uma máscara para se proteger. Num momento em que os casos de coronavírus estão a aumentar em Portugal, é essencial que se proteja. Por essa razão, utilize sempre luvas enquanto está a limpar.

Coloque desinfetantes na casa de banho

As casas de banho são um dos lugares que mais contêm germes. Com o Covid-19 todo o cuidado é pouco, portanto, coloque um desinfetante na casa de banho para que cada pessoa que a utilize possa colocar em tudo o que utilizou.