Os ciúmes, quando em pequenas doses, não são, necessariamente, algo mau. Pelo contrário. Quando equilibrado, podem ser saudáveis e até normais. Mas, quando exagerados, podem acabar com a paz interior e provocar o fim da relação amorosa.
Este sentimento ganha reforçada dimensão quando, ao longo da vida, a pessoa que o demonstra pensa que tem controlo sobre o parceiro e acredita que só assim o vai conseguir manter ao seu lado.
Para além disso, os ciúmes excessivos estão relacionados com a falta de segurança que gera uma falta de confiança na relação e na própria vida.
Se não quer que este sentimento contamine a sua vida, acabando por se tornar algo problemático, o Delas.pt reuniu seis maneiras que a podem ajudar a lidar com o ciúme. Veja agora o que pode fazer.
1- Compreenda os sentimentos do seu companheiro
Aceitar que os ciúmes são algo que faz parte da natureza humana é meio caminho andado para perceber que o seu parceiro também os pode ter. A última coisa que deve querer é estar a ser sempre controlada pela pessoa com quem tem um relacionamento amoroso. Claro está que é normal existirem trocas de mensagens como “quando chegares a casa, diz-me”. Esse tipo de mensagens podem não ser ciúmes, mas sim uma questão de preocupação. Por esta razão, não pense que tudo o que é dito numa relação na tentativa de saber como está o outro de deve a desconfiança.
2- Saiba que os ciúmes, em pequenas doses, são um bom sinal
É verdade que os ciúmes não aparecem sem nenhuma razão. Na realidade, podem significar que se preocupa com o funcionamento da relação. Reconhecer e aceitar que é algo normal é muito mais saudável do que fingir que tal não existe. Se os guardar por muito tempo, só vai alimentar o sentimento, fazendo com que ele se torne pior e mais intenso a longo prazo.
3- Tire um tempo para pensar nesse sentimento
Quando sentir que está a preocupar-se excessivamente com o facto de ele/a continuar a ser amigo/a do/a ex-namorado/a, aponte esse sentimento no caderno. Faça isto todas as vezes que sentir ciúmes de algo e releia os seus pensamentos. Reflita sobre eles e tente chegar a uma conclusão positiva. Para que essa conclusão chegue, é necessário que se sinta confiante em relação ao seu relacionamento com o outro.
4- Não crie conflitos desnecessários
Se pensa que é errado o companheiro/a olhar para outras pessoas, desengane-se. É algo perfeitamente normal. Não significa que ele/a esteja automaticamente a pensar que quer estar com aquela pessoa. Não crie uma discussão por algo que não vale a pena. Só vai estar a causar conflitos quando não há necessidade para tal. Confie na relação que tem.
5- Não tenha hábitos tóxicos
Ter atitudes que pensa que a vão tranquilizar, como, por exemplo, ver o telemóvel ou avaliar tudo nas redes sociais dele/a, vão deixá-la ainda mais ansiosa por não conseguir encontrar algo. Garanta que a vigilância sobre a pessoa com quem mantém um relacionamento não se torne um hábito que a vai consumir por dentro.
6- Relaxe e aproveita o melhor da relação
Os ciúmes podem ajudá-la a perceber o quanto aquela pessoa significa para si e podem também servir para encontrar possíveis sinais de alerta. Tudo o que pode fazer é falar das suas preocupações, tudo o resto não é controlado por si. Por essa razão, relaxe e aproveite.