Cuidado: estes são os alimentos a evitar nos dias de maior calor

Com a chegada do calor há alimentos que se tornam verdadeiros perigos para a saúde. Evitá-los ou mantê-los longe do prato são a melhor maneira de conseguir aproveitar o verão em segurança. Curiosa para saber quais são? Só tem que continuar a ler este artigo.

O aumento da temperatura e da humidade criam condições favoráveis à multiplicação dos microrganismos (por exemplo, bactérias) nos alimentos”, começa por explicar Ana Rita Lopes, coordenadora da unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, no portal Rota da Saúde da instituição. E explica: “Neste sentido, a probabilidade de ocorrência de doenças de origem alimentar durante estes meses é superior. É também nesta época, e sobretudo nas férias, que aumenta o consumo de alimentos fora de casa, cujas condições de conservação e confeção não controlamos”.

Ter cuidado e escolher bem o local onde se vai comer é, por isso, fundamental. Deve-se ainda estar atento à ingestão de determinados alimentos, sobretudo os que promovem a desidratação corporal e aqueles que se deterioram facilmente com o calor (conheça-os na galeria acima).

Só assim conseguirá manter a distância de possíveis desidratações ou intoxicações alimentares, cenários bem comuns nesta época do ano.

Percorra a galeria de imagens acima para saber de que alimentos se deve afastar nos dias de maior calor.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Estes alimentos ajudam a emagrecer (especialmente) no verão

Descubra como manter-se fresca em noites de muito calor