Descubra quais os benefícios que o tomilho pode trazer à sua saúde

iStock-503178081 (1)
[Fotografia: iStock]

Se está à procura de uma forma natural de melhorar a sua saúde, precisa de conhecer os benefícios do tomilho. Esta erva pode ser indicada para o corpo e mente, pois possui várias propriedades que nos ajudam a viver de forma mais saudável.

Como sabemos, o tomilho é uma planta aromática que geralmente é usada como condimento nas refeições e não só. Uma das melhores maneiras de o consumir é através de diferentes bebidas, como chá ou para dar sabor a alguns dos seus pratos favoritos.

Se é fã desta planta aromática, veja agora todos os benefícios que ela tem para oferecer.

Melhora a aparência da pele

O tomilho tem muitas propriedades antibacterianas, o que o torna o melhor amigo da sua pele. Se, normalmente, tem acne ou sinais de descoloração, uma solução de tomilho pode ser a medida perfeita para os eliminar. Usar esta erva também é muito eficaz para limpar o rosto e deixá-lo livre de impurezas.

Melhora o sistema respiratório

Se gosta de usar óleos essenciais como método de relaxamento, invista num de tomilho na próxima vez. Muitos estudos concluíram que o óleo essencial desta erva ajuda a aliviar os sintomas da tosse. Além de tudo, o tomilho tem um cheiro muito fresco e relaxante, se procura aliviar a tensão.

Baixa a pressão sanguínea

Alguns estudos dizem que o extrato de tomilho pode trazer benefícios à saúde, como a regulação do ritmo cardíaco. Também pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no nosso corpo. Se está à procura de uma nova maneira de adicionar tomilho à sua dieta, também pode usá-lo para substituir o sal em alguns pratos e diminuir os níveis de sódio.

É fonte de muitos nutrientes

Embora seja uma erva pequena, o tomilho é cheio de propriedades. Pode ser uma excelente fonte de cobre, fibra, ferro, magnésio, vitamina C e vitamina A. Tudo isso o torna ideal para combater algumas infeções e doenças comuns como uma constipação.

É um desinfetante natural

O tomilho também é muito bom para combater naturalmente fungos e bactérias. Se tiver algum desses problemas em sua casa ter uma planta pequena desta erva pode ser a resposta. Se sofre de uma praga como mosquitos, ratos e até baratas, o óleo essencial de tomilho pode afastá-las. Esta é uma opção ideal se tem animais de estimação ou crianças pequenas e deseja evitar colocá-los em risco com os produtos químicos dentro dos repelentes.