Publicidade Continue a leitura a seguir

Descubra qual das nove personalidades tem o seu filho e saiba como agir

[Fotografia: Istock]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há o perfeccionista, o prestativo, o competitivo, o romântico, o observador, o precavido, o entusiasta, o confrontador e o harmonioso. Segundo Bárbara Ramos Dias, psicóloga clínica com duas décadas de trabalho junto de crianças, este método de classificação permite melhor conhecer e compreender os filhos e a perceber quais as melhores formas de agir e educar em cada tipo de personalidade.

[Fotografia; Divulgação]

Em Guia de Cabeceira para Pais Desesperados, da editora Manuscrito, a autora aplica o modelo do eneagrama, “modelo geométrico que um sistema de identificação de tipos de personalidade em que cada símbolo tem o seu significado”, lê-se no livro.

A obra integra um inquérito e descrição dos vários tipos de personalidade, encaminhando depois para as melhores respostas e linhas de atuação adaptadas a cada criança. É claro que nem todos cabem em apenas uma designação, mas há sugestões que pode ir aplicando tendo em vista o incremento da motivação, da aprendizagem escolar e até na gestão da diluição de conflitos em casa com os mais novos.

Veja, para já, alguns detalhes e características de cada personalidade definidos no livro de Bárbara Ramos Dias. Uma vez respondida a esta pergunta, a autora indica quais as melhores fórmulas e caminhos para lidar com as crianças de cada tipo.

O perfecionista

Parece um adulto em ponto pequeno que se porta muito bem e não dá trabalho; É sério, organizado, arranjada e limpo, cumpre tarefas e obrigações da escola e de casa. Tem a postura de ‘sabichão’. Sente muitas vezes dores no estômago e ansiedade. Stressa facilmente

O prestativo

Alegre, esta de ajudar, é sensível e generoso. Tem lágrima fácil. Adora estar com pessoas, de as abraçar e acarinhar. Faz-se notar, é bajulador, pode ser possessivo e até manipulador

O competitivo

Necessita de chamar à atenção, quer que o vejam e aplaudam. Quer ser a estrela, o líder, o herói. Gosta de aprender, de se superar e de ganhar a todos. Otimista, prático, pode ser frio, competitivo, egoista, ignora e despreza os meninos que não lhe interessam.

O romântico

Temperamento frágil, hipersensível, termo, melancólico. Tem uma forma única de ver e fazer as coisas, repara em detalhes únicos, passa da alegria à tristeza sem explicação aparente, não gosta de seguir regras, nem ordens. É intenso, às vezes gosta de ser dramático ou queixoso.

O observador

Tímido, calado, sensível, entretém-se sozinho facilmente, gosta de puzzles e quebra-cabeças. Gosta de observar, investigar e fazer perguntas. Não gosta de pessoas melosas, dramáticas, fecha-se no seu esconderijo. Pode ser frio e pouco aliado da família

O precavido

Imprevisível, por vezes ansioso, engraçado, outras sério e muito seguro. Está alerta a todos os perigos e imagina sempre o que pode acontecer. Sente medo do desconhecido, pode paralisar com o receio, suspeita de elogios. Gosta de trabalhar e tomar decisões. Na escola é muito preocupado e responsável, fica ansioso com os exames

O entusiasta

Feliz, sempre a rir e a brincar, tem muita energia, é teatral. Tem muita curiosidade por descobrir, aprender e experimentar a vida.Aborrece-se facilmente porque está sempre a planear uma travessura ou aventura. Quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, detesta rotinas. Tem vários tipos de amigos e gosta de seduzir adultos. Tem dificuldade em terminar tarefas e focar-se

O confrontador

Manda nos amigos, mas protege-os. É Líder, entusiasta, define as regras das brincadeiras. É intenso, grosseiro, discute por tudo e por nada, fala alto, às vezes é autoritário. Internamente é um doce e até vulnerável. Pode causar problemas com figuras de autoridade como professores, irmãos.

O harmonioso

É um menino fácil, tranquilo, adaptável, generoso e bom amigo. Tem dificuldade em expressar as suas ideias, perde muito tempo a fazer as tarefas, distrai-se facilmente. É muito sensível, tem muito bom coração, tem baixa auto-estima, não gosta de elogios, evita conflitos, quer paz e amor.