Descubra se está a tornar-se sedentária enquanto está de quarentena

iStock-1139238710
[Fotografia: iStock]

Agora que grande parte das portuguesas se encontra em casa em confinamento devido ao novo coronavírus, torna-se díficil decidir de que maneira vai passar o tempo. Mas o que não pode mesmo fazer é parar e ficar o dia todo sentada ou deitada.

Tal como a Direção Geral de Saúde (DGS) explica “reduzir substancialmente a sua atividade física e/ou aumentar o seu comportamento sedentário (mais tempo sentado, reclinado ou deitado) pode ser prejudicial para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida”.

Como tal, mesmo que esteja em isolamento social, não há desculpas para parar de fazer atividades físicas. Mesmo que prefira exercícios mais leves, há sempre alternativas para que não se torne sedentária.

Sempre que o telemóvel tocar, aproveite o momento para andar pela casa enquanto fala. O mesmo acontece quando está a ver algo a televisão e o conteúdo é interrompido por anúncios publicitários. Opte por se levantar e andar pela casa enquanto é intervalo.

Ainda no que diz respeito à televisão, apesar de ser um incómodo para muitas pessoas, tente sempre colocar o comando longe de si, para ter de se levantar sempre que precisar.

O importante é que não esteja mais de 30 minutos seguidos sentada, reclinada ou deitada.

Para quem já está habituado a fazer exercício físico regularmente, a tarefa torna-se mais fácil. A Organização Mundial de Saúde aconselha a que “todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular”.

Desta forma, a DGS diz que “para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar“.

Já para manter a força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios em casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.

E agora que também as crianças deixaram de ter aulas, para estarem em isolamento social, a Direção Geral de Saúde explica que “algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física (jogos tradicionais como a macaca, jogo do elástico ou saltar à corda; dança; videojogos ativos; mini-circuitos criativos ativos). Tal promove a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e equilíbrio”.

Não se esqueça que para além do exercício físico, também há alimentos que pode incluir na sua dieta de forma a aumentar as defesas do sistema imunitário.