Descubra se tem alguma obsessão com a comida com este teste simples

comida
[Fotografia: Lily Banse/ unsplash]

Os distúrbios alimentares vão muito mais além da anorexia e bulimia. A luta pela alimentação saudável, quando obsessiva, também se pode tornar num problema.

Ortorexia é o nome que se dá à obsessão com a alimentação e comportamentos saudáveis. Este termo não é recente, foi criado em 1997 pelo médico Steven Bratman durante a observação de alguns pacientes que se focavam demasiado em ser saudáveis.

De acordo com alguns especialistas, a ortorexia é um desvio que reflete a necessidade de controlo. As pessoas que sofrem desta condição acabam por criar uma dieta muito rígida e pouco variada.

“Quem sofre de ortorexia preocupa-se de tal modo com a alimentação que as outras dimensões da sua vida ficam em segundo plano. É caracterizada por um planeamento rigoroso das refeições, por vezes, até com dias de antecedência, adotando regras cada vez mais restritas, e pela exclusão de alguns alimentos tidos como ‘maus’, ‘contaminados’ ou ‘impuros’, como gorduras, aditivos ou glúten, podendo chegar à abstinência”, descreve a literatura.

Mas esta condição pode ser detetada de forma simples, basta fazer o teste Bratman.

O inquérito consiste no conjunto de perguntas e respostas de sim e não, caso tenha mais de quatro respostas positivas, então pode sofrer de ortorexia.

  1. Passa mais que três horas por dia a pensar na sua alimentação?
  2. Planeia as suas refeições com vários dias de antecedência?
  3. Dá mais importância ao valor nutricional da refeição que ao prazer de desfrutar da comida?
  4. A qualidade da sua vida piorou enquanto a qualidade da sua alimentação melhorou?
  5. Tem-se tornado mais exigente consigo mesma?
  6. A alimentação saudável é algo que aumenta a sua autoestima?
  7. Já deixou de comer algo que goste para começar a comer comida saudável?
  8. A sua alimentação interfere com as suas saídas ou com a sua relação com família ou amigos?
  9. Acha que tem um bom controlo sobre si quando se alimenta de forma saudável?Caso suspeite sofrer desta condição o melhor é procurar um especialista de forma a recuperar.