Os distúrbios alimentares vão muito mais além da anorexia e bulimia. A luta pela alimentação saudável, quando obsessiva, também se pode tornar num problema.
Ortorexia é o nome que se dá à obsessão com a alimentação e comportamentos saudáveis. Este termo não é recente, foi criado em 1997 pelo médico Steven Bratman durante a observação de alguns pacientes que se focavam demasiado em ser saudáveis.
De acordo com alguns especialistas, a ortorexia é um desvio que reflete a necessidade de controlo. As pessoas que sofrem desta condição acabam por criar uma dieta muito rígida e pouco variada.
“Quem sofre de ortorexia preocupa-se de tal modo com a alimentação que as outras dimensões da sua vida ficam em segundo plano. É caracterizada por um planeamento rigoroso das refeições, por vezes, até com dias de antecedência, adotando regras cada vez mais restritas, e pela exclusão de alguns alimentos tidos como ‘maus’, ‘contaminados’ ou ‘impuros’, como gorduras, aditivos ou glúten, podendo chegar à abstinência”, descreve a literatura.
Mas esta condição pode ser detetada de forma simples, basta fazer o teste Bratman.
O inquérito consiste no conjunto de perguntas e respostas de sim e não, caso tenha mais de quatro respostas positivas, então pode sofrer de ortorexia.
- Passa mais que três horas por dia a pensar na sua alimentação?
- Planeia as suas refeições com vários dias de antecedência?
- Dá mais importância ao valor nutricional da refeição que ao prazer de desfrutar da comida?
- A qualidade da sua vida piorou enquanto a qualidade da sua alimentação melhorou?
- Tem-se tornado mais exigente consigo mesma?
- A alimentação saudável é algo que aumenta a sua autoestima?
- Já deixou de comer algo que goste para começar a comer comida saudável?
- A sua alimentação interfere com as suas saídas ou com a sua relação com família ou amigos?
- Acha que tem um bom controlo sobre si quando se alimenta de forma saudável?Caso suspeite sofrer desta condição o melhor é procurar um especialista de forma a recuperar.