Publicidade Continue a leitura a seguir

Descubra tudo o que precisa de saber para usar jóias caso tenha pele sensível

[Fotografia: Jess @ Harper Sunday/ Unplash]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem nunca ficou com uma pequena irritação na pele após usar aquele brinco ou anel de fantasia? As jóias de bijuteria podem ser muito apelativas, não só pelos seus trabalhados como também pelo seu preço.

Um anel, brinco, colar ou pulseira em ouro ou prata, apesar de serem sempre a melhor opção para a pele, nem sempre são a melhor opção para a nossa carteira. Posto isto, é muito frequente optar pelas peças mais baratas e em latão, aço e que contenham níquel, um dos principais responsáveis pelas reações alérgicas.

No entanto, há boas notícias. Alguns especialistas afirmam que não existe pele sensível, mas sim pele que se irrita com determinados materiais, o que causa uma dermatite de contacto. Ou seja, o segredo é perceber quais os metais que causam alergia e incluir peças acessíveis como as banhadas a prata.

Desta forma, ficam aqui algumas dicas a seguir na hora de escolher as jóias:

Quais os sinais de uma pele sensível?

Vermelhidão, descamação, inchaços e comichão são os sinais mais típicos de quem está a ter uma reação alérgica a alguma coisa;

Deve ou não empilhar jóias?

De acordo com alguns especialistas, a irritação na pele por norma está mais relacionada com a exposição, ou seja, quantas mais camadas ou maiores forem as peças, maior é a tendência de se criar humidade sob a pele. Esta humidade combinada com as joias pode criar uma reação alérgica;

Jóias banhadas são uma boa opção?

Comprar uma peça de joalharia banhada a prata ou a ouro pode ser uma boa opção para obter uma peça de qualidade superior e a um preço mais baixo. Apesar de estas joias protegerem a pele de materiais como o níquel, é preciso ter atenção ao desgaste das joias, pois pode acabar por ter uma reação alérgica ao entrar em contacto com os componentes internos da peça.

Jóias hipoalérgicas: sim ou não?

Alguns especialistas defendem que não existem joias hipoalérgicas, pois a pele de cada pessoa reage de forma diferente a diversos metais.

O que fazer quando tem uma reação alérgica?

Quando tem uma reação alérgica a algum tipo de jóia o melhor é usar uma pomada de hidrocortisona a 1%. Os cremes são de evitar porque podem causar ainda mais irritação na pele.