Desemprego aumenta e mulheres registam mais altas subidas

emprego
[Fotografia: iStock]

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 36,8% em fevereiro em termos homólogos e 1,8% face a janeiro, segundo dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), esta segunda-feira, 22 de março. De acordo com o IEFP, no final de fevereiro, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 431.843 desempregados. A maior fatia da população continua a ser feminina, registando maiores aumentos face aos homens.

Em fevereiro deste ano, eram 240 mil e 927 mulheres desempregadas, o que configurou a chegada de mais 63 mil 473 trabalhadoras face ao mesmo período, em 2020. Face a janeiro, o aumento foi de 4616. No que diz respeito aos homens e face ao primeiro mês do ano, o número de desempregados aumentou 2868 para os 190 mil 916. Ora, este valor representa mais 52 mil empregados masculinos que perderam o trabalho face a fevereiro de 2020 e antes de a pandemia por covid-19 chegar a Portugal.

Para o aumento do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, segundo o IEFP, “contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, adultos com idade igual ou superior a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário”.

A nível regional, no mês de fevereiro, o desemprego registado aumentou em todas as regiões do país.

O desemprego aumentou nos três setores de atividade económica face ao mês homólogo de 2020, com maior expressão no setor dos serviços (mais 43,7%). Segundo o IEFP, a desagregação deste setor de atividade económica permite observar que as subidas percentuais mais acentuadas, por ordem decrescente, se verificaram nas atividades de alojamento, restauração e similares (com mais 70,6%), seguidas das atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (54,4%) e dos transportes e armazenagem (50,8%).

No setor secundário, destaca-se a subida nos ramos da indústria do couro e dos produtos do couro (mais 46,7%), da fabricação de veículos automóveis, componentes e outros equipamentos de transporte (39,6%).

As ofertas de emprego por satisfazer, no final de fevereiro de 2021, totalizavam 11.714, nos serviços de emprego de todo o país. Este número corresponde a uma redução anual (de 2.105, menos 15,2%) e a um aumento mensal (de 979, mais 9,1%) das ofertas em ficheiro.

CB com Lusa