A Masha, uma das estrelas do canal infantil Panda, o seu amigo Urso e todos os companheiros da floresta estão agora envolvidos em novas aventuras: No Mundial de Futebol.

Com o campeonato a decorrer na Rússia, de onde os desenhos animados Masha e o Urso são originários, a empresa moscovita que criou a animação preparou cinco episódios especiais em torno da prova, pondo termo e ideias preconcebidas e deixando claro que, afinal, as meninas não só gostam de futebol, como podem dar boas lições de bola aos rapazes.

Masha e o Urso é uma série infantil atualmente exibida no Canal Panda [Fotografia: Facebook]

Um dos episódios que está já disponível no YouTube Kids (e que pode ver acima) retrata exatamente essa realidade. Em Girls Play Football Too (Meninas Também Jogam Futebol, em tradução literal), os lobos e o urso encontram-se para jogar, mas excluem Masha da brincadeira. Não será preciso muito tempo para que a pequena russa revele os seus dotes e a razão pela qual deveria ser incluída, até, nas duas equipas.

Num outro episódio, Don’t Undervalue the Opponent (Não subestime o adversário, em tradução literal) é posto em causa o preconceito de que as meninas não podem jogar futebol. Um recado para os lobos desta floresta infantil. Mas não só!

Abaixo veja o episódio de lançamento – intitulado Football Time (Hora da Bola, em tradução livre) desta série especial de animação infantil, e que deixa bem claro que as raparigas também gostam de ver esta modalidade desportiva.

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Em matéria de idades e provando que – tal como fez Masha e o Urso – é de pequenino que se torce o pepino, os dados provisórios da CAEM/Marktest e do jogo em que Portugal empatou frente à Espanha revelam que 153 mil pessoas que viram aquele primeiro embate tinham entre 0 e 14 anos.

É uma fatia pequena dos dois milhões 784 mil espectadores que viram o encontro, mas revela ser representativa!

Imagem de destaque: Facebook

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