Designer luso-canadiano Luís Sequeira nomeado aos BAFTA por melhor figurino

Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas
[Fotografia: Divulgação]

O ‘designer’ luso-canadiano Luís Sequeira foi nomeado para um prémio BAFTA, na categoria de melhor figurino, pelo filme Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas”, de Guillermo del Toro Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas”, de Guillermo del Toro, de Guillermo del Toro, anunciou a academia britânica.

Luís Sequeira compete com Jenny Beavan, por Cruella, Massimo Cantini Parrini, por Cyrano, Robert Morgan e Jacqueline West, por Duna, e Milena Canonero, por Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun.

A nomeação de Luís Sequeira é uma de três para Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas, do realizador mexicano, tendo também sido indicado para melhor direção de fotografia e melhor ‘design’ de produção.

O filme mais nomeado para os prémios da Academia Britânica de Cinema (BAFTA, na sigla em inglês) foi “Duna”, de Denis Villeneuve, com 11, seguindo-se “O Poder do Cão”, de Jane Campion, e “Belfast”, de Kenneth Branagh, com seis.

No final de janeiro, Luís Sequeira foi nomeado para os prémios da Associação de Figurinistas dos Estados Unidos pelo mesmo filme.

Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas, que se estreou na semana passada nos cinemas portugueses, representa uma nova colaboração de Luís Sequeira com Guillermo del Toro, com quem já trabalhou no filme A forma da água e na série The Strain.

Atualmente, Luís Sequeira está também envolvido na série “Guillermo del Toro’s cabinet of curiosities”, prevista para este ano na plataforma Netflix.

Luís Sequeira nasceu no Canadá, é filho de portugueses, tem dupla nacionalidade e soma mais de trinta anos de carreira entre a moda e o cinema. Em 2018, esteve nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa com “A Forma da Água”, que valeu a Guillermo del Toro os prémios da academia norte-americana de Melhor Filme e Melhor Realização.

Além das produções com del Toro, Luís Sequeira assinou ainda o guarda-roupa dos filmes “The Christmas Chronicles”, “It – Capítulo 2”, “Monster Problems” e colaborou na série “Lock & Key”.