Designer Nuno Baltazar “prestes a desistir” do Porto e critica políticos

46317434_GI12032023RITACHANTRE174
Nuno Baltazar na ModaLisboa [Fotografia: Rita Chantre / Global Imagens] (Rita Chantre / Global Imagens)

Conhecido pela sua voz crítica, por “não ser politicamente correto” e ativismo, Nuno Baltazar recorreu às redes sociais para criticar o que não está a ser feito para proteger quem vive da indústria criativa. O designer, nome incontornável da moda nacional e responsável pelo guarda-roupa da apresentadora da RTP, Catarina Furtado, há anos, lamenta o facto de a cidade do Porto já não ser acessível a quem faz negócio com arte.

“Encontrar um espaço de trabalho no Porto, escritório ou loja, sem que nos peçam os dois rins de renda é uma tarefa impossível! Pelo menos para um português que trabalhe na área criativa”, escreveu o criador, de 47 anos, nos stories de Instagram na terça-feira, 6 de junho, avançando: “Estou prestes a desistir desta cidade”.

[Fotografia: Montagem/Instagram/Nuno Baltazar]
Numa nota em que aponta o dedo – agradecendo ironicamente – à autarquia, aos políticos no poder e à oposição socialista e bloquista, Baltazar deixa recomendações: “Fiquem com os turistas, os nómadas digitais, polos tecnológicos e todos os maravilhosos prémios que ano após ano, pessoas que não vivem no Porto, atribuem à cidade.”

“Obrigado Câmara Municipal do Porto. Obrigado a todos os políticos que se lembram dos artistas para campanhas, arruadas e para as fotografias. Obrigado aos partidos de esquerda que há anos se esquecem de fazer oposição”, ironizou o designer.