Detox digital: estas apps prometem ajudar a não viciar

i-phone-2547683_1920(1)

Sabemos que as redes sociais e a internet são uma constante na vida de quase todos nós. Poucos são aqueles que conseguem imaginar a sua vida sem os seus telemóveis que, por sua vez, são despertadores, GPS, bloco de notas e reprodutor de músicas – entre tantas outras funções. E há mesmo quem não consiga fazer uma pausa.

O vício de passar horas ao telemóvel e a fobia de passar um dia sem ele já é considerada uma doença, e tem nome: Nomofobia. Sim, é verídico, não estamos a inventar. E a Nomofobia não é para aquelas pessoas que ficam tristes ou ligeiramente irritadas quando a bateria do seu telemóvel acaba, não. É mesmo para aqueles casos extremos onde a pessoa quase fica sem ar.

A pensar em todas as pessoas que não conseguem passar apenas “só mais cinco minutos” agarradas ao seu telemóvel e às redes sociais, alguns programadores decidiram optar por criar aplicações que ajudem na tarefa. Falamos de aplicações que, por exemplo, controlam o tempo que passamos em dada App.

Parece contraditório, mas o telemóvel pode acabar por ser um aliado neste sentido, seja através de aplicações de meditação que nos ajudem a relaxar ou, então, a aplicações que nos abrigam a fazer um stop no scroll do Instagram. Ora veja abaixo três exemplos:

Flipd Focus & Study Timer

Esta App permite que crie horários específicos para estar em aplicações como Instagram, Facebook, E-mail, Youtube entre outras. É ótima para bloquear estes estímulos assim que passa do tempo que foi estipulado.

Forest

A ideia desta App é que para cuidar de si, tem de cuidar de uma árvore. O objetivo é manter-se no tempo presente e combater o vício pelo telemóvel. O jogo começa com uma semente que só vai crescendo quando está pelo menos 30 minutos longe do seu telemóvel. Assim, quando não vai ao telemóvel pode ver a sua árvore crescer, sabendo que só conseguirá cuidar dela quando não agarrar neste aparelho.

UBhind

Esta aplicação permite que determine os seus momentos de desconexão total, sendo que esses momentos podem ser agendados ou espontâneos.