“Deve estar com a menopausa”. Estereótipo chega a tribunal e vai custar 24 mil euros

pexels-daria-shevtsova-698874 (1)
[Fotografia: Pexels]

Uma sentença rara. Leigh Best era, aos 52 anos, assistente de vendas numa loja de luxo de alimentação de animais e processou o dono do espaço e patrão David Fletcher depois de este ter feito o comentário “deve estar na menopausa”.

Um caso que Best apontou como de discriminação por idade e por sexo e que a levou a processar os donos da empresa, Fletcher e mulher, em janeiro de 2019, em Essex, no Reino Unido. A decisão do tribunal foi emitida agora e obriga os ex-patrões a pagar 20 mil libras (cera de 24 mil euros).

Recorde-se que o número de ações judiciais que estão a dar entrada nos tribunais de Trabalho contra empregadores que despedem ilegalmente e na sequência de menopausa têm vindo a aumentar no Reino Unido.

Também no processo de Best contra Fletcher consta, segundo avança o jornal britânico The Sun, a decisão e a indemnização por despedimento ilegal e que Leigh Best alega ter sido consequência de “não ter parado de reclamar”. Uma denúncia do contrato cerca de um mês depois do comentário inicial.

O tribunal considerou que Fletcher tinha tocado “um tema altamente sensível” e que agiu “sem tato”.

“Fez comentários inapropriados e depreciativos sobre a idade”, abordando “sintomas estereotipados da menopausa”, consideraram os magistrados, que vincaram o facto de a conversa ter prosseguido mesmo depois de Best ter deixado claro que não queria participar na discussão”.