Dez regras a cumprir quando envia emails ao ex após o divórcio

camas separadas Shutterstock

Na verdade, quando o divórcio é decidido perde-se mais tempo a delinear a estratégia sobre o que dizer e como dizer ao cônjuge do que a discutir a lei ou o caso em si.

A advogada matrimonial norte-americana Jacqueline Newman afirma no livro The New Rules of Divorce que não é incomum aconselhar os clientes que representa sobre como ter conversas difíceis ou desafiadoras, sobretudo, sem perder a calma.

Este pode ser o momento oportuno para reaprenderem a falar um com o outro para que o pós-divórcio seja amigável, o que é benéfico para os filhos – se for o caso – a longo prazo.

Portanto, segundo a jurista, estas são as 10 dicas para se comunicar com um ex durante este período do divórcio.

Tente limitar os tópicos a não mais do que três questões por email, pois as pessoas tendem a não ler ou não reter mais do que três pontos de cada vez. Numere os pontos e separe cada um por um espaço. Se numerar os pontos, irá aumentar as probabilidades de obter respostas a todas as questões. O espaçamento faz com que pareça menos opressor do que um parágrafo enorme.

Tente formular as perguntas de forma que respostas sim ou não sejam possíveis. Se puder receber de volta um simples sim ou não, aumentará as oportunidades das perguntas serem respondidas.

Use também palavras neutras porque precisa presumir que a palavra escrita será interpretada no pior tom possível.

Tente escrever os emails em horários em que sabe que ele os irá ler, ao invés de escrever durante o horário em que sabe que está ocupado.

Por fim, tente encerrar todos os e-mails com uma nota positiva, mesmo que não seja sincero.