Quando ouvimos dizer que alguém é psicótico associamos logo a comportamentos esquizofrénicos, a pessoas que ouvem vozes que não existem, que têm comportamentos bizarros ou que acreditam em teorias da conspiração.
No entanto, não é bem assim. Este estereótipo apenas diz respeito a uma forma extrema de psicose. Há formas muitos mais subtis desta condição. Aqui ficam alguns sinais menos conhecidos e que indicam que alguém é psicótico.
Depressão: O modo depressivo pode ser um sinal de psicose especialmente se se fizer acompanhar por um pessimismo extremo, delírios ou desconfiança excessiva.
Ansiedade: Aqui também se inclui a ansiedade social e a inquietação, estes são fatores que podem indicar algum nível de psicose, principalmente se estiverem conectados com desconfiança ou paranoia.
Problemas de agressividade: Dificuldade em controlar a raiva, agitação ou irritabilidade, especialmente depois de consumir álcool ou outras substâncias, podem indicar hipomania, um sinal comum de psicose. Este tipo de problemas também pode estar relacionado com um sentimento de superioridade.
Anomalias no sono: Quem sofre de distúrbios psicóticos frequentemente têm anomalias relacionadas com o sono. Os indivíduos com psicose média podem dormir muito pouco ou sofrer de perturbações do sono e acordar frequentemente durante a noite.
Hipocondria: Por si só já é uma forma de psicose média. O hipocondríaco tem uma preocupação profunda com doenças e se está a desenvolver algum problema mental sério ou não.
Paranoia: Paranoia e desconfiança são traços clássicos de psicose, mas eles podem ser subtis. Pessoas que sofram deste género de problemas podem pensar que a maioria das pessoas da sua família, dos seus círculos sociais ou do trabalho os odeiam ou estão a tramar alguma coisa contra eles, mesmo quando tudo apontam para o contrário. Esta obsessão pode acabar por destruir as suas amizades e relações familiares.
Desconfiança: A desconfiança de amigos e membros da família conduz a um afastamento de círculos sociais. Muitas vezes a desconfiança é desproporcional. Quem é afetado por esta condição podem desconfiar um familiar, mas confiar completamente num estranho. Este comportamento pode resultar na falta de uma rede de apoio o que agrava o problema.
Hipomania: Discurso rápido e pensamentos descontrolados podem indicar hipomania, um sinal comum de psicose.
Necessidade de repetição: Ter uma forte necessidade de viver um estilo de vida repetitivo, simples, evitar compromissos e acreditar que uma vida complicada ou uma situação stressante pode ser um sinal de um estado inicial de psicose.
Falta de Empatia: Outro sinal de uma psicose subtil é a falta de empatia ou emoções. Estas características podem estar ligadas ao narcisismo. “Blunted affect”, como também é conhecido, corresponde a uma intensidade reduzida em demonstrar emoções e normalmente é acompanhada pela falta de motivação, anedonia (incapacidade de sentir prazer), exceto quando se está envolvido em algumas atividades repetitivas e limitadas.