DGS apela a cuidados com o frio

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou este domingo, 3 de dezembro, que as pessoas tomem a vacinas contra gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa, já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias.

Na galeria acima, relembre os alimentos que podem ajudar a combater a gripe

Numa nota emitida, a DGS recorda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio e seco, esperando-se temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do país.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado e, no exterior, é recomendado cuidado com situações de queda.

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando a DGS para a necessidade de verificar “se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira”.


Vacina da gripe não causa doença, lembra a DGS


Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso “ventilar as divisões da casa“, uma vez que “a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte“.

Para as pessoas que tenham algum problema de saúde, a DGS recomenda a toma dos medicamentos “conforme a indicação” do médico e recomenda que não se tomem antibióticos “sem indicação médica” e que não se vá de “imediato para a Urgência Hospitalar”, devendo antes recorrer à Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ao 112 ou ao médico assistente.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Shutterstock