São os principais destinatários, mas muito longe de serem os únicos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou esta quarta-feira, 19 de junho, uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser “fácil, acessível e entusiasmante”.
A campanha Siga o Assobio, realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e com a Federação Portuguesa de Futebol, tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma.
A DGS refere em comunicado que “uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia”. Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.
“Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinantes da sua saúde, é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, defende a DGS.
Na galeria acima, veja ou reveja alguns dos exercícios que podem ajudar a melhorar o seu metabolismo.
As campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.
A campanha Siga o Assobio é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do “Marketing Social para a Promoção da Saúde” para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.
A “maior novidade” desta campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção.
Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere a DGS, defendendo que “campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população”.
A Siga o assobio é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.
A campanha, que decorrerá até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação social, em ‘outdoor’, nos cinemas, nas redes sociais e no website.
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