DGS cria manual que quer ensinar a viver com o Covid-19

Thermometer showing high fever
[Fotografia: Istock]

“Novo normal”, “regresso à normalidade”, expressões que agora criam mais ou menos anticorpos após a pandemia devido à sua utilização a toda a hora, ganham mesmo renovada força. No entanto, goste-se ou não, as rotinas antigas chegam com novos hábitos lá dentro que têm mesmo de ser cumpridos.

A preparar o desconfinamento, a Direção-Geral de Saúde publicou esta quinta-feira, 14 de maio, um primeiro manual no qual explica tudo o que deve ser feito a partir de agora para evitar a propagação da pandemia provocada pelo novo Covid-19.

Do uso correto de máscaras e luvas, à higienização dos alimentos, este novo manual – que pode consultar na íntegra aqui – e que traz cartazes para imprimir – explica como lavar corretamente a roupa, com e sem presença do novo coronavírus, ou como usar os serviços de uma lavandaria.

Sobre os acessórios de uso pessoal, como anéis, pulseiras, relógios e outros objetos, o documento diz que devem ser removidos antes da lavagem das mãos e que deverão também ser higienizados após a sua utilização.

Dentro de casa, a DGS diz que as superfícies devem ser lavadas primeiro com detergentes domésticos e só depois deve ser aplicada lixívia, deixando atuar 10 minutos, e que o uso de lixivia não é estritamente necessário se não houver pessoas infetadas na habitação.

Se houver pessoas infetadas em casa, a lixivia deve ser diluída na proporção de quatro colheres de sopa par cada litro de água. A autoridade nacional de saúde aconselha também a limpar e descontaminar as zonas de contacto frequente em casa, como por exemplo maçanetas das portas, corrimões, interruptores de luz, comandos ou teclados e recorda que a limpeza deve ser feita sempre no sentido de cima para baixo e das áreas mais limpas para as mais sujas.

As áreas de confeção de alimentos e instalações sanitárias também devem ser desinfetadas com maior regularidade.

Médico de Cristina Ferreira aconselha o uso de toucas contra a Covid-19