Dia da Mulher: Veja as iniciativas que se realizam no país

Dia Internacional da Mulher
Porto- 08/ 03 / 2014- Dia Internacional da Mulher - Rua de Sta. Catarina, Porto, em 2014 (Fotografia: Tiago Salgueiro / Global Imagens)

O Dia Internacional da Mulher assinala-se com diversas iniciativas por todo o país. Manifestações, concentrações, debates e concertos são algumas das ações que começam esta quarta-feira, 8 de março, e se prolongam até ao próximo sábado, dia 11.

Em baixo, veja algumas iniciativas que se vão realizar:

  • Manifestações: Lisboa, Setúbal e Coimbra aderiram ao protesto global convocado pela plataforma argentina Ni Una Menos e marcaram concentrações para esta tarde. Em Lisboa, a manifestação está marcada para o Rossio, às 17h30. À mesma hora, mas em Setúbal, o encontro acontece no Largo da Fonte Nova. Já em Coimbra a concentração está marcada para as 15h30, na Praça 8 de Maio.
    No dia 11, sábado, há mais manifestações. Em Vila Real, realiza-se, na Praça Diogo Cão, às 15h, a Marcha pelos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género. O protesto
    insere-se na iniciativa “Parar o machismo – Construir a Igualdade’. Para Lisboa está marcada a manifestação nacional do Movimento Democrático de Mulheres, pela “igualdade, direitos, desenvolvimento e paz”. O desfile começa no Rossio, às 14h30, e termina na Ribeira das Naus.
  • Lançamento e concerto – ‘Anti-princesas’, uma coleção de livros infantis que tem como objetivo combater os estereótipos de género, é lançada esta quarta-feira, às 18h30, no Capitólio, em Lisboa. O Dia da Mulher foi a data escolhida para a apresentação deste conjunto de livros, da autoria dos argentinos Nadia Fink (texto) e Pitu Saá (ilustrações). O lançamento, que conta com a presença de Ricardo Araújo Pereira, é complementado com a exibição de uma curta-metragem sobre Violeta Parra, uma das heroínas da coleção, e um concerto de Mallu Magalhães.
  • Debates – Lisboa e Évora assinalam o Dia Internacional da Mulher com debates sobre o Direito e as mulheres. Na capital, ‘Os Direitos Civis das Mulheres e a Reforma de 1977 ‘ são o tema da discussão, promovida pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e com a participação de Leonor Beleza e Pedro Bacelar Vasconcelos. O debate realiza-se na Casa do Alentejo e começa às 19h30. Inclui jantar, pelos preços de €30 para associados e €35 para não associados, mas está sujeito a inscrição (mais informações: http://www.apmj.pt/). Em Évora, às 14h30, o Salão Nobre da Câmara Municipal acolhe o debate “Direitos das Mulheres: Luzes e Sombras”, com a participação da historiadora Teresa Fonseca, de Aurora Rodrigues, representante da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, e de Regina Marques, do MDM.
  • Teatro – Em Leiria, as Comemorações do Dia da Mulher evocam a vida e obra de Maria Lamas, jornalista, feminista e anti-fascista. A peça é apresentada pela companhia Pó da Terra, às 21h30, no Teatro Miguel Franco.
  • Conversa – ‘(Des)Igualdades e Violências’ é o tema da conversa aberta ao público que o Núcleo de Lisboa da Associação José Afonso organiza para assinalar o Dia Internacional da Mulher. O debate conta com a participação de Ilda Afonso, Diretora Técnica do Centro de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (P’RA TI) da UMAR , no Porto, e Ana Cristina Silva, professora no ISPA e autora do livro “Mulher Transparente”, sobre o tema da violência doméstica. Começa às 19h, no núcleo da AJA Lisboa.
  • Encontro – ‘Chá pela Igualdade’ é a iniciativa organizada pela associação Abraço e por Maria Glória Santos, que junta mais de 100 empresárias e empreendedoras como Carla Ascensão, Cláudia Jacques, Fernanda Marinho, Ana Póvoas, Rosalina Pimenta Machado e Fernanda Pinto, para uma tertúlia no feminino. O objetivo do encontro é falar sobre o VIH/SIDA, que continua a infetar milhares de mulheres e adolescentes. Segundo as Nações Unidas, só no ano passado mais de 7.500 adolescentes e mulheres jovens foram infetadas com VIH por semana, em todo o mundo. O ‘Chá’ está marcado para as 15h, no Hotel Pestana Palácio do Freixo, no Porto.
  • Conferência – Uma estivadora, uma oficial da Armada, uma peixeira, uma surfista e uma produtora de documentários sobre o mar constituem o painel “As Mulheres e o Mar” que evoca o Dia Internacional da Mulher, no Porto de Lisboa. A sessão conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, e serve para apresentar os objetivos do “Estudo sobre a Igualdade de Género na Economia do Mar”. A conferência tem inicio às 14h30, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Fotografia: Tiago Salgueiro / Global Imagens