Dia da Mulher: Conheça as iniciativas a decorrer no país

Na quinta-feira, 8 de março, assinala-se mais um Dia Internacional da Mulher. Celebrada mundialmente desde 1975, ano em que foi instituído oficialmente pelas Nações Unidas, para lembrar as discriminações a que as mulheres ainda estão sujeitas, a data reveste-se de especial importância em 2018.

O feminismo está na ordem do dia e atravessa as questões da igualdade salarial, da conciliação do trabalho com a vida familiar, da representação das mulheres nas administrações das empresas e nas esferas do poder, da violência e dos abusos sobre as pessoas do sexo feminino. 2017 ficou marcado pelas denúncias e combate ao assédio sexual. Os movimentos #MeToo e Time’s Up puseram o dedo na ferida e lançaram uma discussão que se prolongou por este ano e que dificilmente voltará atrás.

Dos EUA para a Europa, a luta tem sido, sobretudo, travada nas perspetivas salarial e profissional. A Islândia tornou-se o primeiro país a proibir, por lei, que os homens ganhem mais que as mulheres em tarefas iguais. Portugal começou a aplicar a lei das quotas de 33,3% nas administrações das empresas do Estado e privadas, cotadas em bolsa. Mas foi também o país da União Europeia (UE) em que o fosso salarial entre homens e mulheres mais cresceu de 2011 e 2016, segundo o Eurostat.

Em Espanha, apesar de a diferença ser menor, foi convocada a primeira greve oficial de mulheres, apoiada por partidos e sindicatos.

Este é, de resto, um dia em que por todo o mundo as mulheres saem à rua para reivindicar direitos e liberdades que ainda lhes estão vedados.

Na fotogaleria, em cima, pode ver algumas iniciativas marcadas, em Portugal, para assinalar a data.