Dia da Saúde Feminina: Exames que não se deve esquecer de fazer

Esta terça-feira, dia 28 de maio, assinalou-se o Dia Internacional da Saúde Feminina. A data começou a ser comemorada em 1987 e procura alertar para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina.

Neste sentido, a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) aproveitou a data para recordar a importância da literacia em saúde e lançar uma campanha de sensibilização, “Mulheres Como Eu” – #MinhaSaúdeMinhaPrioridade, que tem como objetivo “sensibilizar a população portuguesa para as doenças do foro ginecológico, às quais todas as mulheres e todos os que as rodeiam devem estar atentos e informados”, refere o comunicado de imprensa.

Teresa Mascarenhas, presidente da SPG, alerta para o facto de as mulheres tenderem “a renegar para segundo plano as questões relacionadas com a sua saúde“, por colocarem “em primeiro lugar o trabalho ou a família, por exemplo”. “O nosso objetivo é sensibilizar, pela divulgação de informação científica, para a saúde sexual e reprodutiva, pois estão em causa doenças que podem afetar a qualidade de vida social e profissional, ou mesmo a fertilidade das mulheres.”

Patologias que se pretendem detetar antecipadamente com esta campanha

Endometriose, Miomas Uterinos, Pólipos, Hemorragias Uterinas Anormais e Cancro Uterino (cancro do colo do útero e cancro do endométrio) são as cinco patologias em que se centra esta campanha por terem um peso significativo na nossa sociedade e poderem, em alguns casos, comprometer a fertilidade da mulher.

Apoiada pelas Farmácias Portuguesas e pela Medtronic, a campanha “Mulheres Como Eu” contará com informação disponível a todos os utentes das mais de 2.000 farmácias que compõem a rede de farmácias da Associação Nacional das Farmácias.

“Para as Farmácias Portuguesas faz todo o sentido associarem-se a esta campanha de divulgação de informação e encorajar as mulheres a valorizarem a sua saúde, fazendo dela uma prioridade e assegurando que conhecem e compreendem sintomas e possíveis soluções”, afirma Pedro Ferreira, Diretor-geral das Farmácias Portuguesas.

Percorra a galeria de imagens acima e veja alguns dos exames que todas as mulheres não se devem esquecer de fazer.

Estudo recomenda mamografias a partir dos 30 para mulheres com três fatores de risco

Dia Mundial da Saúde: Como está a ser melhorado o nosso acesso?