Dia da Terra: ainda há muito a fazer, mas estas iniciativas contam

Esta segunda-feira, dia 22 de abril, celebra-se o Dia da Terra. Esta data foi instituída em 1970 pelo senador dos Estados Unidos da América Gaylord Nelson, como forma de protesto contra a poluição da Terra, depois das consequências desastrosas do desastre petrolífero de Santa Bárbara, Califórnia, em 1969.
Ainda que se esteja a tentar criar uma maior consciencialização para vários problemas ambientais ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à proteção e consciencialização ambiental. No entanto, começam a desenhar-se alguns sinais, sobretudo na indústria da moda e dos produtos de beleza.

Moda e beleza: um caminho sustentável que aos poucos ganha relevo

A sustentabilidade é uma das palavras mais presentes nas novas estratégias de marketing. Desde coleções cada vez mais naturais e orgânicas, passando por produtos não testados em animais ou, ainda, a proibição de utilização de peles de animais no fabrico de produtos, bem como cabeleireiros que se preocupam com o meio ambiente e com o desperdício, várias iniciativas têm sido levadas a cabo nos últimos anos para tentar proteger o planeta ou, pelo menos, evitar o desperdício.

Em 2018, a primeira coleção sustentável da Springfield poupou mais de 15 milhões de litros de água. Também a H&M foi uma das primeira marcas a lançar uma coleção exclusivamente preocupada com o meio ambiente, com o nome ‘Conscious‘, que cada ano vai tendo mais peças na sua composição. A Timberland também não quis ficar indiferente a estes gestos e prometeu banir o plástico até 2020. Por outro lado, há uma marca portuguesa que desenha e projeta os seus fatos de banho através dos plásticos encontrados no fundo do mar.

O novo luxo chama-se sustentabilidade

A sustentabilidade é o novo luxo, mas não tem de ter preços incomportáveis. O Delas.pt já tinha reunido algumas marcas que se preocupam com o ambiente e com o futuro da humanidade sem que isso se traduza em muitos zeros à direita nas etiquetas.

Todos nós podemos tentar adotar comportamentos mais sustentáveis. Precisaremos mesmo de tudo aquilo que compramos? A atriz Emma Watson, por exemplo, é uma das várias famosas que utiliza a sua voz para consciencializar mentes. Falamos, por exemplo, do seu guarda-roupa ecológico. Também a Duquesa de Sussex, Meghan Markle, exibiu há uns meses uns ténis que não são estão na moda como também mais ecológicos.

Mas este caminho consciente é também feito em casa

Desde coleções que prometem fazê-la ter uma casa mais sustentável, passando também por várias alternativas ambientalistas que podemos adotar, como substituir o papel de cozinha por outros materiais, vários são os mecanismos que podemos adotar para fazer do mundo um lugar melhor.
A marca de mobiliário e decoração IKEA, por exemplo, assumiu um compromisso de utilizar nos seus produtos um tipo de algodão criado de forma mais sustentável. A marca Actuel, do grupo Auchan, que se lançou este ano, em Portugal, na área da decoração, tem uma linha de descartáveis ecológicos, a par de outras preocupações de sustentabilidade.
As palhinhas de plásticos são, provavelmente, uma das maiores inimigas atuais do meio ambiente. Tendo consciência disso, várias são já as alternativas que podemos facilmente obter para não contribuirmos com este tipo de poluição. E, na verdade, já várias cadeias alimentares e de grande superfície estão a tentar abolir as palhinhas nos seus espaços. E existem pelo menos oito formas de abolir o plástico nas festas das crianças.
Recorde-se ainda que este ano foi também aprovada a lei, pelo Parlamento Europeu, da proibição da venda de produtos como pratos, talheres, cotonetes e palhinhas de plástico na União Europeia a partir de 2021.
Percorra a galeria de imagens acima e veja formas práticas e fáceis de se tornar numa pessoa mais informada sobre o meio ambiente e poder celebrar este Dia da Terra com a consciência de que está a fazer algo para ajudar o planeta.