Dia Internacional do Celíaco. Boas notícias para os celíacos, são boas notícias para todos.

imagem_abertura_mercadona

O glúten caracteriza-se por ser um conjunto de proteínas vegetais presentes no trigo, centeio e cevada. E ainda que seja uma proteína que fornece elasticidade e consistência, não é imprescindível para toda a gente, podendo ser substituída. É aqui que surgem os doentes celíacos, ou seja, doentes para os quais a ingestão de glúten vem provocar uma resposta inflamatória no intestino delgado. Assim, incluir esta proteína numa rotina alimentar está fora de questão e encontrar alternativas torna-se numa necessidade.

É precisamente a pensar nesses consumidores que a Mercadona, desde o ano de 2000, mantém uma relação de compromisso com a comunidade celíaca. Relação essa que ficou reforçada pelo acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Desde a oferta de um sortido de alimentos destinados a estes consumidores, a congressos, edições de livros sobre o tema, brochuras e outros projetos, os esforços para incluir esta comunidade e as suas famílias naquilo que é o comércio a retalho não param de chegar.

Desde o seu início que a Mercadona se esforça por oferecer uma grande variedade de produtos, sejam eles com ou sem glúten. A qualidade, o preço acessível e a segurança alimentar estão no topo das prioridades e tudo é feito a pensar em quem procura os seus serviços. Porém, no que aos produtos sem glúten diz respeito, a procura é feita no sentido de eliminar ou substituir esta proteína, procurando fornecedores que produzam alimentos exclusivamente feitos a pensar na comunidade celíaca.

Hoje, é possível encontrar nas prateleiras da Mercadona muitos produtos sem glúten, que ao não estarem isolados num único corredor ou prateleira da loja, fazem com as famílias, com um ou mais elementos com sensibilidade ao glúten, possam fazer as compras em conjunto. Estes produtos, estão devidamente identificados nas embalagens com um selo que, desde 2005, simplifica o ato de compra para pessoas intolerantes a esta proteína. E porque é já no próximo dia 10 de maio que começa a “Semana do Celíaco”, importa dar a conhecer os produtos que merecem um lugar de destaque.

Tostas Torradas Sem Glúten, Bolo Sem Glúten e Sem Lactose, Bolo de chocolate Sem Glúten e Sem Lactose, Bolo de Cenoura Sem Glúten e Sem Lactose, Cerveja Sem Glúten Steinburg 0,0% Sem Álcool, Suspiros de Merengue Sem Glúten, Gelado Menta Choco, Gelado Mini Bombom Sem Adição de Açucares, Gelado Capuccino e o Gelado Baunilha Praliné com Nozes Pecan são alguns dos produtos que, para além do selo que garante a inexistência do glúten, possuem o selo de qualidade Mercadona.

Uma lista expressiva que dá sinais positivos aos consumidores que procuram conciliar a variedade dos produtos ingeridos com uma dieta específica, seja por motivos de saúde ou preferência pessoal.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.