Dia Internacional do Yoga: 15 razões para experimentar já

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Yoga e o Delas.pt foi à procura da resposta para aliviar os níveis de stress. Jini, professora desta modalidade no Ginásio Clube Português, enumera alguns dos principais benefícios desta prática.

Entre os 15 que destacamos, há um que talvez mais possa surpreender, e ao mesmo tempo contribuir para convencer os mais céticos. “Quem tem uma prática diária pode quase nunca, ou mesmo nunca, adoecer, tanto física como emocionalmente”, garante a especialista, a propósito do Dia Internacional do Yoga. Bom, nada como experimentar e fazer o teste na primeira pessoa.

Quanto ao público alvo, Jini, que dá aulas de yoga há sete anos, reconhece que “há efetivamente mais mulheres do que homens a aderir a esta modalidade”. Ora, isto tem uma explicação: “o yoga é visto como um exercício «light»”. No entanto, nada de ilusões: as posições associadas a esta modalidade exigem muita prática, que se faz acompanhar de níveis de evolução.

Esta atividade é benéfica para qualquer pessoa e não se traduz apenas no relaxamento. De uma forma geral, a prática dos exercícios de yoga melhora a saúde física, “como a postura, a flexibilidade e até mesmo a força”, continua Jini.

“Qualquer pessoa pode praticar a modalidade, sem restrições”, no entanto – acrescenta – “caso haja interesse em aliar-se a esta atividade deve mencionar limitações que estejam prescritas pelo médico”, caso existam. Não há idade limite para participar nas aulas, e a mínima, aconselhada pela professora, é a partir dos cinco anos.

Quanto à periodicidade, defende um mínimo de duas vezes por semana. Quanto a valores, costumam rondar os €35 e €45 euros mensais, “quando num ginásio em aulas de grupo, pois em aulas individuais o preço aumenta consoante o professor”.

Percorra a nossa galeria de imagens e fique a conhecer 15 benefícios que esta modalidade pode trazer à sua vida.

Treinos de yoga de Meghan Markle revelados por ex-PT

 

Afinal o Yoga não é só para magrinhas