Dia Mundial da Dança: Como dançar faz bem ao corpo e ao espírito

Gosta de dançar e só costuma fazê-lo quando sai à noite com os amigos? Invista mais nessa atividade. Numa altura em que já falta pouco para o verão e quer estar na sua melhor forma para a época estival, a dança pode ser mesmo uma boa aliada.

Neste Dia Mundial da Dança, que se assinala esta segunda-feira, 29 de abril, é este o conselho que lhe damos. Invista tempo a fazer o que mais gosta e vai alcançar facilmente os resultados que tanto deseja. Para celebrar esta data, várias vão ser as atividades promovidas pelo país fora e que incentivam a esta prática.

Dance pela sua saúde – física e mental

Vários estudos têm confirmado ao longo dos últimos anos que dançar faz bem à saúde, afastando problemas cardíacos e respiratórios, e promovendo o bem-estar e a autoestima, além de ajudar a manter ou obter uma boa forma física.

Ao dançar, aumenta a probabilidade de conhecer novas pessoas, combate o stress, controla a ansiedade, melhora a capacidade de comunicação, queima muitas calorias – uma hora de salsa, por exemplo, queima até 594 calorias –, estimula a circulação sanguínea, melhora a flexibilidade, tonifica os músculos, aumenta o apetite sexual e equilíbrio corporal.

Se for uma daquelas pessoas muito tímidas, que não gosta de dançar em público, tem também na própria dança uma ótima solução para este problema. Segundo os especialistas, esta atividade costuma ser uma grande ajuda para desinibir os mais acanhados.

Caso diga que não gosta de dançar por falta de ritmo ou coordenação, isso também não é desculpa. Quem é capaz de pequenos gestos como caminhar, cruzar as pernas e levantar-se da cama já tem ritmo. Agora só precisa de não ter medo de errar e afinar os passos.

Percorra a galeria de imagens acima e veja algumas atividades que vão decorrer pelo nosso país, neste dia que pretende comemorar a arte de dançar.

Novelas: Onde aprender a dançar como as atrizes portuguesas

Sapatos de festa para dançar toda a noite