Dia Mundial do Emoji: conheça as novas versões

Hoje, dia 17 de julho, assinala-se o Dia Mundial do Emoji, aquelas personagens que já falam quase tanto como palavras e que alteraram por completo a nossa forma de comunicar.

A primeira coisa que vemos quando entramos na página do Facebook é a evocação desta efeméride. Embora estes bonequinhos tenham ganho uma relevância maior nos últimos anos, a verdade é que o primeiro desenho foi criado em 1999, pelo designer japonês Shigetaka Kurita.

O dia Mundial do Emoji foi instaurado, pela primeira vez, em 2014 e todos os anos são criados novos bonequinhos para facilitar os nossos dias. Este ano não é exceção.

Quais os Emoji’s mais utilizados em Portugal?

Sabia que existe uma ‘Enciclopédia’ dos Emoji’s? Sim, é verdade. Chama-se «emojipedia» e nela pode consultar vários dados interessantes. Um deles é o emoji mais utilizado em Portugal.

Sem muita surpresa – pensamos nós – o Emoji mais utilizado (de uma forma geral) é mesmo a carinha com lágrimas de riso e a com corações nos olhos. Também no top encontram lugar fixo o bolo de aniversário, o boneco com a face rosada, a cara a mandar beijinho com um coração e mesmo o coração vermelho.

Faz ideia de quantos Emoji’s existem? Nós dizemos-lhe: 2.800 milhões, sendo que, por dia, mais de 2.300 são utilizados. No total, mais de 700 milhões de Emoji’s são enviados, todos os dias, em publicações do próprio Facebook e outros 900 milhões no Messenger (mesmo sem texto nenhum).

O que podemos encontrar nos novos Emoji’s deste ano?

A Apple anunciou que ainda este ano serão lançados mais 70 Emoji’s, sendo que contam da lista o símbolo do infinito, o cabelo ruivo, cabelos encaracolados ou mesmo um boneco enregelado. Animais como o papagaio, lagosta ou um pavão vão também começar a constar da já infinita lista de personagens no nosso teclado.

A data de lançamento ainda não foi anunciada, mas enquanto os novos Emoji’s chegam e não chegam, aproveitamos e damos-lhe já um “cheirinho” sobre o que aí vem. Veja tudo na galeria de imagens.

Pode ainda querer ler:

Google pede mulheres profissionais em emojis

A menstruação pode vir a ter um emoji