Dia Mundial do Teatro: continue a ver peças sem sair de casa

iStock-182735061(1)

O Dia Mundial do Teatro celebra-se esta sexta-feira, dia 27 de março. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e, normalmente, várias são as iniciativas que marcam o feito. E mesmo em tempo de quarentena e isolamento social, o mundo da sétima arte não ficou esquecido – sem sair de casa, pode continuar a ver peças extraordinárias através da Internet.

É altura de ficar em casa o máximo possível, saindo apenas para realizar as tarefas estritamente necessárias. A população em geral está a sofrer com as várias consequências desta pandemia, e os artistas são um dos grandes prejudicados com esta realidade.

Para além do Festival #EuVouFicarEmCasa, que abrangeu os mais variados artistas e ritmos e que começou esta terça-feira, 17, e estendeu-se até 22 de março, várias outras iniciativas estão a decorrer pelo mundo, não apenas para entreter a população como também para esclarecer dúvidas e promover alguns nomes.

E se o Teatro Nacional D. Maria II já tinha decidido fazer vários espetáculos em ambiente digital, desta vez foi o Teatro Experimental de Cascais a informar uma iniciativa idêntica: irá dar início à disponibilização de um conjunto de gravações de criações suas.

Esta iniciativa pretende, através do universo online, fazer chegar o teatro aos portugueses em quarentena, contribuindo para a “manutenção de programas culturais e de entretenimento, mesmo a partir de casa”, tal como a instituição explica em comunicado. A programação conta já com 8 sessões agendadas, sempre às segundas-feiras, até dia 18 de Maio. A sessão desta sexta-feira será especial, tendo em conta a data que se comemora.

O primeiro vídeo será publicado no link que lhe mostramos abaixo, estando disponível esta sexta-feira entre as 21h30 e as 23h00: