Subir

Bombas de insulina serão gratuitas até aos 18 anos

Todas as crianças até aos 18 anos, que sofram de diabetes tipo 1, vão ter direito a bombas de insulina gratuitas, avançou o Ministério da Saúde à agência Lusa.

A notícia chegou esta terça-feira, 14 de novembro, dia em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes e pretende assegurar a cobertura até ao final de 2019 de toda a população em idade pediátrica.

Ano da Diabetes dedicado às mulheres

O alargamento do acesso às bombas de insulina será um processo faseado: até ao final de 2017 o Ministério espera que todas as crianças até aos 10 anos tenham cobertura assegurada, até ao final de 2018 estende-se até aos 14 anos e em 2019 até aos 18 anos.

Este faseamento deve-se, principalmente, à necessidade de dotar a população e as famílias de capacidade e formação para utilização das bombas de insulina, informou fonte oficial do Ministério explicou à Lusa.

O Ministério da Saúde adianta ainda que com este alargamento, foi realizado um processo de compra centralizado de bombas de insulina, o que permitiu uma poupança de 600 mil euros, constituindo uma redução de 45% face ao preço base.