Diabetes: Uma doença que está a aumentar em Portugal

Todos os dias há 168 novos casos de diabetes a serem identificados, o que configura um crescimento, patente no relatório anual “Diabetes: Factos e Números”, do Observatório Nacional da Diabetes.

O documento, que analisa as estatísticas recolhidas em 2015, fala mesmo em aumento “acentuado” de novos casos. Uma prevalência à qual o fator idade não é alheio.

“O impacto do envelhecimento da estrutura etária da população portuguesa (20-79 anos) refletiu-se num aumento de 1,6 pontos percentuais da taxa de prevalência da diabetes entre 2009 e 2015”, lê-se no documento.

De acordo com o Observatório (estrutura integrada na Sociedade Portuguesa de Diabetologia – SPD), a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi, em 2015, de 13,3%. Isto significa que mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem a doença. É de notar uma diferença de género face à doença, com os homens a registarem uma taxa maior (15,9%) do que as mulheres (10,9%).


Recorde os números desta epidemia e veja o que Portugal está a fazer em matéria de investigação da doença


Segundo o mesmo estudo – na galeria acima encontra algumas das principais conclusões -, em 2015 houve pouco mais de 2,1 milhões de consultas de diabetes nos cuidados primários de saúde, quando no ano anterior tinha havido 2,39 milhões. Isto representou uma diminuição de 12%.

Contudo, em 2015, o número de pessoas com diabetes sujeitas a rastreio da retinopatia diabética aumentou 19% face a 2014, continuando a aumentar também a avaliação dos pés das pessoas com diabetes e a diminuir as amputações, as quais registaram os valores mais baixos da década.

Destaque ainda para o aumento da doença durante a gravidez, apontando a prevalência para os 7,2% da população parturiente que utilizou o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 2015, registando um acréscimo significativo do número absoluto de casos, comparativamente ao ano transato”, lê-se no relatório.
Quanto aos mais jovens e a diabetes tipo 1, os números parecem mais estáveis. Em 2015, a doença atingia 3.327 indivíduos com idades entre 0-19 anos, o que corresponde a 0,16% da população portuguesa neste escalão etário, valor que se tem mantido estável nos últimos anos.


Releia o guia prático para pais de crianças com diabetes


No que se refere ao número de amputações de membros por causa diabetes houve um decréscimo de quase 30% face a 2006.