Diamantes sustentáveis conquistam cada vez mais celebridades

Os diamantes sustentáveis, criados em laboratório ou extraídos à parte dos circuitos de exploração e conflito – os chamados ‘diamantes de sangue’ – e obedecendo a éticas laborais e ambientais estão a conquistar cada vez mais adeptos. Muitas celebridades têm dado a cara por esta tendência que ganhou um maior fôlego nos últimos anos, com a aposta de gigantes da indústria da moda e beleza numa estratégia de sustentabilidade.

É o caso da Swarovski que este ano convidou Penélope Cruz para criar uma coleção de joias sustentáveis. A atriz espanhola revelou essa colaboração em maio deste ano, quando usou uns brincos da marca na passadeira vermelha do Festival de Cannes. Numa entrevista ao jornal The Telegraph, publicada esta semana, Penélope Cruz falou sobre o que a levou a aceitar esta parceria com uma das mais renomadas marcas de cristais do mundo.

“Eu conhecia a Swarovski, mas não sabia que era possível criar pedras preciosas desta maneira. A Nadia [Swarovski, CEO da marca] falou-me de novo capítulo na conceção da joalharia, sobre causar menos impacto no meio ambiente. Isso ressoou em mim, a ideia de que as marcas podem realmente fazer a diferença”, afirmou Penélope Cruz.

 

A coleção de 13 peças – composta por brincos, anéis, pulseira e gargantilhas – foi feita em ouro branco com diamantes, safiras, esmeraldas e rubis criados em laboratório, topázio proveniente de fontes sustentáveis e ouro vendido nos circuitos do chamado comércio justo, extraído por uma pequena cooperativa de 31 mineiros do Perú, segundo o relatório de sustentabilidade da Swarovski.

Mas a marca austríaca não é a única a querer imprimir este compromisso ético na sua joalharia.

Na galeria em cima, pode ver outras que já fazem da ética e da sustentabilidade uma bandeira nos materiais usados nas suas joias e que conquistaram várias celebridades de Hollywood.

AT