Como é que as apresentadoras escolhem as roupas para os programas

Diana Chaves insra
[Fotografia: Instagram]

Os formatos televisivos têm sido palco da moda e dos acessórios através das apresentadoras. A diversidade, a imprevisibilidade, algum excesso, mas sempre na dianteira das tendências. Uma influência de gosto e atitude que se estende para lá do pequeno ecrã e que se reflete na relação permanente e comercial com as páginas das redes sociais das protagonistas.

Cristina Ferreira e Diana Chaves têm corporizado todo este novo nível de comunicação e deixado bem claras todas as diferenças, ainda que por vezes usem peças semelhantes, como voltou a acontecer recentemente. Depois de, em finais de abril, terem usado umas mesmas calças de Elisabetta Franchi, estes dias voltaram a cruzar uma mesma peça, um macacão da Manoush, de mais de 325 euros. E se Diana o usou no contexto laboral, Cristina optou pela peça num momento de descontração no feriado de 3 de junho.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Diana Chaves (@dichavesofficial)

Mas num mundo da comunicação em que todas as camadas contam e são estrada para passar mensagem, o Delas.pt entrou no armário deste universo e tentou descobrir como se fazem as escolhas de roupa, os bastidores do gosto e da influência.

Escolhas que, afirma o stylist Tiago Filipe Baptista, começam por sendo feitas progressivamente, mas a um horizonte semanal. “Durante a semana faço recolhas de algumas peças, ou coordenados que acho interessantes para a Diana [Chaves] usar. No dia seguinte, experimentamos alguns coordenados e fechamos alguns looks. Não quer dizer que sejam para a semana toda. Por vezes levo propostas novas no dia a seguir,e pode ser um desses coordenado”, explica o responsável e conselheiro de estilo da apresentadora de Casa Feliz, programa matutino da SIC.

Propostas integralmente selecionadas por Tiago Filipe Baptista e que são reunidas no “camarim da produtora CORAL (que produz a Casa Feliz)”. “Algumas das marcas enviam para a produtora ao meu cuidado, outras vezes, eu desloco-me aos showrooms ou lojas e escolho diretamente”, revela.

Escolhas que têm sempre uma decisão final da apresentadora. “A Diana tem sempre a última palavra quando fazemos o fitting, principalmente porque tem que se sentir confortável ao longo do programa. Mas não fica preocupada com as peças que trago, nem preciso de enviar para aprovação quando faço as escolhas diretamente com as marcas ou showrooms. A Diana só vê os coordenados no camarim e gosta sempre de todos”, afirma o stylist.

Tipo de corpo e questões técnicas: os desafios do stylist

Para Tiago Filipe Baptista há uma regra de ouro inviolável: “São as pessoas que fazem a ‘roupa’ ou as peças de roupa, sejam elas de marcas de luxo ou de fast-fashion.” Por isso, prossegue: “É importante a atitude quando vestimos uma determinada peça, a segurança que se transmite para o exterior é meio caminho para nos sentirmos seguros”.

O responsável lembra que “um stylist é,teoricamente, um conselheiro de estilo, que para além de estar a par das tendências também quer deixar a pessoa que está a vestir segura. Compreende, ao mesmo tempo,o corpo dela de forma a garantir o que pode ou não ficar bem quanto ao seu estereótipo de corpo”.