Diana faria hoje 60 anos. Estátua em sua homenagem apresentada hoje mas sob polémica

princesa diana destaque

Diana de Gales cumpriria 60 anos esta quinta-feira, 1 de julho. Para este dia, está prevista a inauguração de uma estátua em sua homenagem e, ainda antes da queda do pano, já se ouve o volume da polémica a subir de tom.

Diana, que não deixou nada como encontrou na monarquia britânica e revolucionou não só o papel das mulheres na realeza como a postura para com a sociedade, para com o estilo, para com a moda, vai estar no epicentro mediático no Reino Unido.

A cerimónia deverá contar com a presença dos filhos de Lady Di, mas não das mulheres destes. Meghan Markle, que foi recentemente mãe do segundo filho, deverá permanecer nos Estados Unidos da América. Já Kate Middleton, mulher de William, não deverá apresentar-se na cerimónia porque, citam os jornais britânicos, o príncipe não quererá mais polémica em torno de uma incompatibilidade entre irmãos que ganhou eco aquando da decisão do abandono de Harry e Meghan das funções reais, em janeiro de 2020, e reverberação a partir daí.

A verdade é que ambos, William e Harry, acederam mostrar o icónico vestido de noiva que Diana usou e inserido numa exposição que mostra os fios que unem a moda à realeza.

Mas enquanto a estátua não é inaugurada, recuperamos detalhes irreverentes de estilo trazidos à luz por Diana e que, ainda hoje, são usados e replicados um pouco por todo o mundo. Pequenas irreverências que arriscava como luvas diferentes entre si, colares de pérolas virados ao contrário, meias com desenhos e mesmo coloridas, entre tantos outros.

Colar de pérolas a pender sobre as costas: um vestido longo de corte vertiginoso nas costas e um colar de pérolas a cair exatamente por ali. Mais do que usar à frente, sobre o peito, Diana apostou na sensualidade e irreverência.

Dois relógios no pulso: Ainda antes de se casar e, apesar de toda a discrição, Diana surpreendia com pequenos detalhes. Por diversas ocasiões surgiu com dois relógios num pulso.

Anéis no dedo mindinho: Ainda nos primeiros anos de casamento, era frequente ver Diana com anéis, mas não necessariamente nos dedos mais centrais da mão. Diana chegou a ser fotografada com um anel da Cartier no dedo mais pequeno da mão direita.

Eyeliner azul: fosse pela cor dos olhos ou porque gostava, Diana foi uma verdadeira embaixadora da maquilhagem azul nos olhos.

Colares com letras: Voltaram agora a ser moda neste verão, já p o foram há 20 anos. E muito antes disso, em vésperas de se casar com Carlos, na década de 80, já Diana usava um colar com um pendente com a sua inicial. A peça fez raras aparições já depois da união, mas ainda foi vista em alguns eventos mais desportivos.