Dias de festa: como tirar as mais difíceis nódoas de tapetes

nódoas istock
[Fotografia: Istock]

Não vale a pena perder a cabeça. Não é por estar mais atenta a tudo o que todos fazem que vai evitar as nódoas nos tapetes, no chão ou mesmo em mobiliário mais requintado. Festa é festa também para si.

Mas na questão das manchas em dias de celebração, nada melhor do que optar por uma decoração mais minimalista possível. Depois, é importante reter que os primeiros momentos a seguir à queda de uma gota de gordura, vinho tinto ou café são essenciais na poupança de trabalho nas horas que se seguem.

Sem stressar demasiado – e garantindo que aproveita os encontros familiares – prepare e equipe a despensa a rigor para todas as eventualidades.

Álcool: Sendo específicas, nem todas se gerem da mesma maneira. Em todo o caso, a receita mais geral implica a mistura de dois copos de água fria com um colher de sopa de detergente líquido ou, em alternativa, de vinagre. Esfregar bem e repetir a operação até a nódoa sair.

Vinho tinto: Comece por cobrir a nódoa com sal e deixe atuar 15 minutos. Depois, use 2/3 de água para 1/3 de vinagre e deixe secar

Gordura: Uma parte de sal para quatro de álcool e esfregue a nódoa no sentido dos fios do tapete. Limpe depois com água e deixe secar

Café: Primeiro absorver o máximo com pano branco ou papel de cozinha, depois molhe essa área. Segue-se-lhe a aplicação de um preparado de dois copos de água com ¼ de sumo de limão e detergente líquido. Agitar bem o preparado, aplicar com uma esponja até a nódoa desaparecer.