Dicas de última hora para tirar boas fotografias neste réveillon

Sem Título
[Fotografia: iStock]

A noite de passagem de ano fica ainda mais memorável se a guardarmos para a posteridade. Na verdade, acabamos sempre por mostrar este ou aquele momento mais especial da madrugada de celebração. Quer seja com os amigos, com a família, ou até mesmo com desconhecidos, nesta noite, é difícil entrar no ano novo sem uma imagem.

Há, contudo, alguns detalhes que sempre escapam no momento de recolha das imagens. É, aliás, frequente dar por eles na manhã seguinte, quando revisita a noite que teve e não é raro encontrar imensas fotografias que ficaram desfocadas, com grão ou até com momentos que podem não mostrar exatamente o que se pretendia.

Para resolver esta situação, veja a lista de sugestões de última hora sobre como tirar fotografias perfeitas neste réveillon, que o Delas.pt reuniu.

1- Procure a luz

O primeiro ponto para obter fotografias de qualidade é dominar a luz. Quer seja o flash da câmara, a luz de um poste de iluminação, é preciso escolher bem e posicionar-se em conformidade. Após escolher a fonte, incline a cabeça na direção da luz. Desta forma, vai conseguir um brilho extra nos olhos. Um detalhe a que deve prestar a atenção é à temperatura da luz que tem por perto. Há tons mais amarelos e outros mais brancos, que devem ser cuidadosamente escolhidos consoante o efeito desejado.

2- Utilize o flash de forma correta

Os flashes dos telemóveis são a mais acessível, mas não a melhor maneira de tirar uma fotografia. Contudo, quando esta é a sua única opção, o ideal é não inclinar a cabeça. É preferível olhar diretamente para ele. O mesmo acontece se captar o momento com recurso a uma Polaroid. Ainda que o flash seja mais lisonjeador, pode não ser suficiente.

3- Olhe para o cenário

O enquadramento é essencial para uma boa imagem. Um plano mais limpo e menos confuso vão ajudar a realçar quem está na imagem. Preste atenção à sua volta e, após escolher a fonte de luz, procure a simplicidade possível.

 

4 – Esteja atenta e alerte para os planos de corte

Estão proibidas imagens que cortem os fotografados pelos nós do corpo. Não há imagens bonitas se as pessoas estiverem cortadas exatamente pelos tornozelos, pelos joelhos, pelos cotovelos ou pelos pulsos. O retratado vai até parecer estranho. Não se esqueça, sempre ligeiramente acima ou abaixo. Cumpra esta regra nas selfies e peça para fazerem o mesmo caso seja outra pessoa a captar o momento.

5- Alterar as configurações

Quando tira fotografias à noite, não deixe o flash na configuração automática. Tal vai fazer com que a fotografia seja apenas de si e não do que está à sua volta. E numa noite em que o fogo-de-artifício é habitual, com certeza que vai querer tirar uma fotografia com o espetáculo como pano de fundo. Por essa razão, se a sua câmara tiver configurações manuais, opte por mudar para uma em que tenha mais luz.

6- Estude a pose

Se já vai sair com a ideia de que vai tirar imensas fotografias, em casa, tire uma fotografia das poses que pretende fazer. Após isso, analise, e se não lhe parecer bem, volte a tirar. O segredo é tirar quantas fotografias forem necessárias para saber qual a pose que vai fazer. E não se esqueça: procure sempre pela luz.