Dicas imprescindíveis para poupar dinheiro e gás na cozinha

comida
[Fotografia: Luna Lovegood Pexels]

O aumento do preço dos fertilizantes e gás conduzem a uma possível interrupção de cadeias fornecimento, a escassez de cereais leva também a um aumento de vários alimentos como pão, massa, entre outros. A guerra que se trava na Ucrânia, após a invasão russa, é tudo menos um acaso neste processo de inflação que arisca tocar a todos.

Por isso, saiba como pode e deve economizar à mesa por um período cujo fim não tem prazo à vista. E deve começar a fazê-lo o quanto antes.

Uma forma de economizar dinheiro em alimentação, deve aproveitar toda a comida que sobra, seja para o almoço do dia seguinte ou para o jantar. Use a sua imaginação parar criar receitas novas com as sobras.

Se cozinhar em grandes quantidades pode e deve congelar o que sobra e assim ficará com várias refeições extra. Esta dica não só a ajuda a poupar dinheiro como energia.

Por outro lado, também pode optar por cozinhar apenas o que vai comer, ou seja, mantenha o seu congelador em ordem e com as porções certas para a família.

Mas poupar não está relacionado só com os alimentos, também deve saber cozinhar e poupar gás, que também está em escalada de preços. Escolha as tampas certas para as panelas e numa boca adequada. A panela de pressão também pode ser uma boa aliada.

Não coloque demasiada água para o que se propõe fazer. Reduza a chama do fogão assim que começa a ferver. Ligue a boca do fogão só quando for cozinhar e desligue-a 10 minutos antes do tempo previsto, tal vai permitir finalizar a cozedura sem haver desperdício.

Optar por uma refeição vegetariana uma ou duas vezes por semana também é uma boa opção.

Ter uma panela de sopa sempre pronta é uma excelente ideia, pois não só é económico como pode congelar em porções individuais.

Se tiver que aquecer a comida escolha o micro-ondas em vez do forno ou fogão.

Tente eleger receitas que tenham ingredientes em comum, assim evita o desperdício.

Se conseguir comprar os alimentos diretamente no produtor também vai poupar algum dinheiro.

Gaste menos eletricidade mantendo o frigorífico e o congelar cheios e limpos. Evite também manter as portas abertas por muito tempo enquanto tira ou coloca alimentos. Uma dica essencial passa por juntar tudo o que tem para guardar ou tirar e fazê-lo de uma vez só.

12.