Dicas para a difícil arte de disfarçar os pés de galinha

É um dos primeiros pontos do rosto feminino em que mais facilmente se nota a passagem do tempo. Para contrariar a genética e o relógio, o maquilhador Diego Schober, da marca Make Up Factory, lembra que o pó – qualquer que ele seja – pode vir a ser exatamente o maior inimigo do que vulgarmente se chama ‘pés de galinha’ à volta dos olhos.

“Para evitar que as rugas fiquem muito visíveis quando se usa maquilhagem, não se deve usar produtos mate [n.r: sem brilho] à volta dos olhos, porque se a maquilhagem em si já é seca, irá fazer exatamente isso à pele”, começa por explicar o make up artist ao Delas.pt.

[Fotografia: DR]

“Nessa área, não suamos. Portanto, usar um produto hidratante é o mais importante a fazer. Por exemplo, o All Free Foundation, da Make Up Factory, é mate e, portanto, não recomendo a sua utilização para a zona à volta dos olhos. Por outro lado, o Velvet Lifted Foundation é muito hidratante e, por isso, perfeito para essa zona do rosto, na medida em que também contém silicone, o que permite suavizar a pele até de uma senhora com mais idade”, recomenda o especialista.

“Não é necessário aplicar um quilo de pó!”

“Basta usar um pouco de concealer (corretor) à volta dos olhos para retificar algumas imperfeições, não é necessário aplicar um quilo de pó!”, avisa Schober. E prossegue: “Temos que ter cuidado para não aplicar muito pó, principalmente à volta dos olhos, porque se o fizermos, é muito é provável que as rugas se tornem mais visíveis”. Obtém-se, desta forma o objetivo contrário e o que menos interessa às mulheres.

Diego Schober [Fotografia: DR]

Ao Delas.pt, o make up artist vinca que, “primeiro que tudo, o pó foi criado para arranjar qualquer imperfeição deixada pela base, além de manter, também, a maquilhagem durante mais tempo”. A explicação é simples e prende-se com o facto de se “uma pele for muito oleosa, ela não ficará com tantas manchas”.

Num segundo nível de análise, esse mesmo pó faz com que “as faces fiquem com um tom uniforme”, diz Diego Schober. “Algumas mulheres têm o problema de terem poros grandes e, se tiverem um pó de alta qualidade, os poros tornam-se menos visíveis. Esta é a segunda razão pela qual aplicamos o pó”. No entanto, fica a ressalva: a moderação será, neste caso, o melhor aliado, seguido, claro, de um hidratante.

Imagem de destaque: Shutterstock

Esta primavera, os olhos querem-se assim

Esta é a ordem certa para aplicar os produtos de maquilhagem