Dicas para que o seu café de casa fique como o de um café de rua

coffee cup

Com a interdição de venda de todas as bebidas, café incluído, ao postigo, a solução passa por fazê-lo em casa. Não desespere, porque existem alguns truques que a podem ajudar nesta tarefa.

Seja café da máquina ou o conhecido ‘café das velhas’, feito com água quente, há alguns truques que a podem ajudar a fazer um café ainda mais cremoso e delicioso, digno de apresentar a qualquer visita que apareça.

E ainda que, por casa, a sensação de liberdade de poder estar numa esplanada ou numa pausa de almoço que desanuvia a cabeça não seja bem igual, pelo menos conseguimos saborear um bom e quente (ou fresco, como preferir) café. E nós bem sabemos que o povo português não vive sem o seu expresso.

O primeiro passo é ter um moedor de grãos de café. Seja de que forma gosta de fazer o seu café, o primeiro grande passo para o tornar muito mais saboroso é ter um moedor de grãos, para que o seu café seja moído no momento. Isso vai elevar a qualidade do mesmo.

Faça infusões e xaropes de café

Saudades dos café especiais que apenas se vendem em locais especializados como o Starbucks? Há formas fáceis de testar bebidas e dar-lhes um toque de café.

Quer fazer uma espécie de xarope com toque a café? É bem fácil. Vamos supor que escolhe o sabor de morango. Basta apenas que corte alguns morango, coloque-os numa panela juntamente com um copo de água e um copo de açúcar e já está meio caminho andado. Deixe ferver o preparado e coloque de seguida em lume brando durante 20 a 30 minutos. Depois, quando o preparado estiver bem vermelho e homogéneo, leve ao frigorífico. Depois, pode usar esta calda quer em café quente, para o adoçar e dar-lhe um sabor diferente, quer em café gelado, que a ajudará a manter-se fresca durante o verão.

Faça cubos de gelo de café

Pode parecer simples, mas o ato de congelar um pouco do café numa bandeja de cubos de gelo pode tornar suas bebidas frias ainda mais potentes e saborosas. Antes de beber algum refresco, acrescente cubos de gelo com sabor a café. Vai ver que a explosão de sabor e frescura vai dar um twist incrível às suas bebidas.

Teste juntar leite de forma ousada

Se adora mesmo é bebias como os cappuccinos, há formas mais fáceis de os reproduzir em casa, sem precisar de fazer grandes trocas na sua máquina de café expresso. Um café forte e uma ferramenta simples de espuma de leite vão ajudá-la a imitar essa experiência em casa. Coloque o leite no fogão ou microondas, para que o mesmo ferva. Faça espuma ao mexer com uma colher ou um mecanismo próprio de máquina e de seguida adicione o café.