Dieta do Guerreiro promete resultados incríveis com 20 horas de jejum. Será saudável?

Passar 20 das 24 horas do dia sem comer e obter resultados incríveis como a redução da massa gorda, o aumento do metabolismo e da hormona de crescimento. É esta a promessa da Dieta do Guerreiro, criada há 10 anos pelo especialista israelita em fitness e saúde Ori Hofmekler. O esforço que exige faz com que sejam poucos a arriscar segui-la, mas ainda há alguns corajosos. A nutricionista Maria João Ibérico Nogueira, autora do livro Dieta à Sua Medida, tem dúvidas sobre a sua viabilidade.

“Não considero que esta dieta seja aplicável, em termos práticos, no dia-a-dia das pessoas. É anti-social porque temos por hábito tomar o pequeno-almoço, almoçar e jantar, comer pelo menos três vezes por dia. Não posso dizer que não é saudável, mas cientificamente não está provado que seja melhor do que as outras, tudo depende das pessoas e das circunstâncias”, explica ao Delas.pt Maria João Ibérico Nogueira.

Para construir esta dieta, Ori Hofmekler baseou-se essencialmente em pessoas que tinham de cumprir treinos militares intensos e não conseguiam comer durante o dia. Supõe, portanto, que quem a coloque em prática faça exercício físico com regularidade. Se aliar o desporto ao sacrifício de passar tantas horas sem comer, segundo Maria João, é provável que consiga obter estes resultados, mas nada disto foi ainda provado pela ciência.

“Isso não está cientificamente provado. A massa gorda pode reduzir com a diminuição do consumo de calorias, pura e simplesmente, e o metabolismo aumenta devido à atividade física porque essa dieta pressupõe exercício físico. É muito difícil provar que é o jejum, por si só, que faz com que se obtenha esses resultados”, afirma a nutricionista (na galeria de imagens acima pode ver quais são as promessas desta dieta).

Há muitos fãs da Dieta do Guerreiro em Portugal?

Em Portugal esta dieta não é muito praticada, mas tem muito fãs pelo resto do mundo. Pelas mãos de Maria João nunca passou alguém que a tivesse feito ou com intenções de a pôr em prática, mas as perguntas sobre dietas que envolvem jejum são recorrentes nos workshops que a nutricionista costuma dar.

“Independentemente do tipo de dieta, o que interessa é a ingestão calórica na totalidade. Nesta dieta, como a pessoa só come uma vez por dia, mesmo que ache que está a comer muito acaba por comer menos do que se andasse a comer ao longo do dia. O estômago de cada pessoa também tem um tamanho limite. Se só faz uma refeição não pode comer a mesma quantidade que ingere espalhando essas refeições ao longo do dia”, acrescenta a autora do livro Dieta à Sua Medida.