Dilma Rousseff vem a Portugal este mês

Brazil's suspended President Dilma Rousseff speaks during a meeting with people from pro-democracy movements in Brasilia
Dilma Rousseff (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma Rousseff vai estar em Portugal no próximo dia 15 de março. A ex-presidente do Brasil é a convidada da conferência “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque”, que abre o Ciclo de Conferências do Teatro da Trindade, em Lisboa.

A primeira visita pública a Portugal desde que foi destituída do cargo de presidente do Brasil, pelo Senado, a 31 de agosto de 2016, resulta de um convite da Fundação Inatel, da Fundação José Saramago, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da Casa do Brasil de Lisboa.


Leia também: Senado brasileiro aprova destituição de Dilma Rousseff

Dilma avisa Senado que a sua destituição vai abrir “terrível precedente”


A antiga governante foi afastada definitivamente da presidência do país nessa data, depois de o seu mandato ter sido suspenso, em maio do mesmo ano, altura em que o atual chefe de Estado do Brasil Michel Temer assumiu o cargo, na qualidade de presidente interino

O processo de impeachment da sucessora de Lula Silva culminou com a sua condenação, por esta ter aprovado três decretos de créditos suplementares em 2015 sem autorização do Congresso e por ter usado dinheiro de bancos públicos em programas do Tesouro, realizando manobras contabilísticas, as chamadas “pedaladas fiscais”, segundo a acusação dos senadores.

Dilma Rousseff foi a primeira mulher Presidente da República do Brasil e o primeiro chefe de Estado do país a ser deposto em democracia. Nos últimos meses, refere a Fundação José Saramago, a ex-presidente brasileira tem viajado pelo mundo para denunciar o que chama de “assalto à democracia”.

A Conferências do Teatro da Trindade está marcada para as 18h30 e a entrada na sessão é livre, sujeita à lotação da sala.

 

Imagem de destaque: REUTERS/Ueslei Marcelino