Diretores de casting pedem proibição de nudez em provas. E a razão é esta

pexels-cottonbro-6567960
[Fotografia: Pexels/Cottonbrostudio]

O processo está em curso, mas não quer ficar por aqui. Diretores de casting franceses querem que seja aprovada uma lei que proíba toda e qualquer nudez ou seminudez pedida a atores no âmbito de provas de talento.

O objetivo passa por prevenir a violência sexual no cinema, audiovisual, artes performativas, moda e publicidade. E se a iniciativa já faz parte de um documento de trabalho apresentado pela Associação dos Gestores de Distribuição Artística (ARDA) e que assenta na carta de conduta da profissão, a proposta quer um alargamento e reivindica a entrada desta interdição na lei.

Os documentos para este efeito foram entregues aos deputados da Assembleia Nacional francesa, nesta quinta-feira, 30 de maio, mas não divulgados publicamente.

Porém, o jornal francês Figaro avança que se propõe que “não deve ser permitida nenhuma nudez ou seminudez, em qualquer circunstância, em qualquer fase do casting. Vai mais longe e sublinha que não deve ser permitida “nenhuma simulação de ato sexual” ou “foto nua”.

Os deputados ouviram ainda cinco “coordenadores de intimidade” – profissão do cinema nascida recentemente nos Estados Unidos da América e para supervisionar as gravações de atos sexuais em produções audiovisuais -, que pedem para integrarem o acordo coletivo de trabalho. “Quando somos chamados, muitas vezes é pela produção e temos o estatuto de assessor técnico da encenação”, indica Najoua Ferréol, coordenadora de intimidade citada pelo referido jornal.

Recentemente, Anne Hathaway revelou que, no arranque da sua carreira como atriz, há 25 anos, foram-lhe pedidas que a deixaram desconfortável e que apelidou mesmo de “nojento”.

“Disseram-me: ‘Há dez atores que vêm aí hoje. Não está feliz por os poder beijar a todos?’ E eu pensei, “Há algo de errado comigo?”, porque eu não estava feliz. Parecia nojento.

Nos anos 2000, e isso aconteceu-me, era considerado normal pedir a uma atriz que beijasse outros atores como parte integrante de um teste de compatibilidade, que é, na verdade, a pior maneira de fazer isso”, revelou a atriz à V Magazine.