Dirigente do Chega que “atacou todas as mulheres” foi eleito deputado

Hemiciclo parlamentar
[Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens]

Pedro Frazão, vice-presidente do Chega, que fotografou e adulterou imagem do gabinete de Joacine Katar Moreira, na Assembleia da República, e numa zona apenas restrita a deputados – quando não o era -, acaba de ser eleito como deputado pelo Chega pelo círculo de Santarém.

Na altura, em declarações ao Delas.pt, Joacine lembrou que o episódio de que foi vítima era um “ataque” a ela própria e “a todas as mulheres”.

Em causa, recorde-se, está uma imagem que o atual vereador de Santarém publicou na rede social Twitter, manipulando “uma mensagem que está na porta do gabinete da deputada que dá para o exterior dos jardins de São Bento”, como explicava ao Delas.pt a própria parlamentar. E se inicialmente a imagem dizia “descolonizar está área”, com a adulteração de Pedro dos Santos Frazão passou a ler-se “desco**nizar esta área”.

[Fotografia: Twitter]
[Fotografia: Twitter]
“Vou queixar-me em todas as instituições e onde me for possível, nomeadamente na Assembleia da República”, vincou a deputada não inscrita, acusando tratar-se se um gesto cometido por “um elemento que esteve na Assembleia a convite de alguém”

Pedro dos Santos Frazão era, à data, vice-presidente do Chega e recém-eleito vereador por Santarém, nas Autárquicas de setembro de 2021.

Sobre o teor das queixas que iria apresentar, Joacine referiu, então, que as mesmas ainda estavam a ser analisadas com uma advogada. “É uma imagem que é absolutamente representativa de um partido que é racista e, ao mesmo tempo, misógino e homofóbico”, reiterou. Para a deputada não inscrita, tratou-se de “desfaçatez o acto de fazer aquela fotografia e um descaramento e à vontade de a publicar”. Semanas depois, a Assembleia da República mantinha-se em silêncio sobre este episódio e face a perguntas do Delas.pt. Situação que ainda se verifica.

Recorde-se que, respondendo diretamente a um comentário de Joacine Katar Moreira relativamente ao chumbo do Orçamento do Estado, Pedro dos Santos Frazão escreveu: “Senhora Deputada, prepare-se para desco**nizar a Assembleia da República! Se a porta ficar estragada pelo autocolante espero que lhe enviem a fatura do arranjo. Ciau, querida.”

Joacine respondeu depois na mesma plataforma e comentou: “Fachos comemoram a minha saída do parlamento. Isso para mim é o maior dos elogios. Sou o contrário de tudo o que vocês querem e precisam. Fico contente por provocar-vos azia e espuma amarga nos cantos da boca. Mas se pensam que a luta antiracista terminou aqui, estão enganados.” A troca de ataques manteve-se depois com Frazão a reagir.