Discos de algodão reutilizáveis prometem mudar rotinas de beleza

iStock-1141472051 (1)
[Fotografia: iStock]

Na nossa rotina de beleza, é normal utilizarmos vários discos de algodão para tirar a maquilhagem do rosto ou ainda para aplicar a água tónica. Fazendo uma estimativa, neste ritual gastamos cerca de quatro discos tradicionais de algodão – para usar e deitar fora. Para além disso, isto costuma acontecer duas vezes por dia, fazendo assim um total de oito algodões desperdiçados.

Num estudo recente, “no sul de Inglaterra, numa cidade em Devon, encontraram recentemente uma bola de lixo de 64 metros de comprimento composta, principalmente, por lenços humedecidos e algodão“, informam as investigações da Lush, marca líder em cosméticos sustentáveis.

Em Espanha, segundo dados da Associação Espanhola de Abastecimento de Água e Saneamento (AEAS), cada espanhol consome mais de 15 quilos por ano de algodões e toalhitas desmaquilhantes.

Mas o problema não são apenas esses resíduos, mas sobretudo a forma de os eliminar: a empresa pública que gere água na comunidade de Madrid estima que, em 2019, cerca de 35 toneladas de resíduos sólidos foram lançados para a sanita.

“Os discos de algodão são uma desgraça para o ambiente. O algodão é cultivado com uso maciço de pesticidas, fertilizantes e água. Para piorar as coisas, os discos, geralmente são embalados em plástico“, explica a marca de produtos sustentáveis Bambaw ao site SModa.

A solução? Ou, pelo menos, o que podemos contribuir individualmente para reduzir esta poluição? Eliminar tudo o que é descartável da nossa rotina de beleza, reaproveitar mais e deitar menos fora.

As toalhitas reutilizáveis ​​são tendência e número um em vendas há meses nas marcas e lojas que os oferecem. As alternativas de mercado são variadas e, para além disso, cada vez mais bonitas.

A produção de discos reutilizáveis ​​baseados em algodão 100% orgânico e outras fibras naturais como o bambu também tem vindo a aumentar, contribuindo para uma pele mais saudável, tal como confirmam Marta Barrero e Elena Ramos, farmacêuticas e especialistas em cuidados da pele ao S Moda.

[Fotografia: iStock]

“São totalmente recomendados, pois cumprem a função para a qual necessitamos e, para além disso, são uma vantagem para cuidar do meio ambiente. É importante que, ao adquiri-los, nos asseguremos de que são de um material adequado (algodão e bambu são os mais comuns)”, explicam ao mesmo meio.