Discriminação sexista causa mal-estar na sede do golfe para Tóquio2020

golf_ball_3

A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 vai rever as regras de acesso do clube de golfe que foi selecionado como sede para o evento, após as críticas de que não aceita mulheres como membros de pleno direito.

O clube privado Country Kasumigaseki é um dos mais antigos do Japão, mas não admite mulheres como membros efetivos, nem a possibilidade de utilizarem as instalações ao domingo, regras que suscitaram críticas da parte da governadora de Tóquio, Yuriko Koike.


Leia também: A primeira mulher candidata ao governo de Tóquio


O Comité organizador de Tóquio2020 referiu em comunicado que irá estudar a política do clube sobre a elegibilidade de membros e as reações que isso tem suscitado.

Ainda de acordo com a organização, o ‘palco’ escolhido para o golfe em Tóquio2020 recebeu várias competições nacionais, como o Open feminino do Japão em 1999, e “cumpre plenamente os requisitos para as competições de golfe a nível olímpico”.

As limitações impostas aos membros femininos foram tornadas públicas na sexta-feira, quando a governadora de Tóquio mostrou o seu incómodo perante a situação.