É normal que, depois de uma discussão, fique mais irritada e até diga algumas coisas que não queria. E fique desde já a saber que existem pelo menos oito frases que não deve mesmo dizer no meio de um arrufo. E se fazer sexo depois de uma discussão é bom, todas sabemos que nem sempre isso é possível, por isso, saiba o que fazer depois de um desentendimento – para evitar mais atrito.
Algumas das soluções têm de ser feitas apenas por si, como acalmar-se e pensar de forma clara sobre a situação, outras, partem da sua forma de falar com o outro e tentar resolver o problema.
A revista feminina Cosmopolitan falou com alguns especialistas de relações e elaborou uma lista de sete atitudes que deve ter em prol do bem-estar da sua relação, com o intuito de não criar (ainda) mais atrito após uma discussão.
Confira abaixo a lista e saiba o que fazer para se acalmar.
Respire fundo e acalme-se
É normal que, depois de uma discussão, os nervos fiquem à flor da pele e acabe por dizer tudo o que lhe vem à cabeça. A coach de relações Elizabeth Clair de Luna afirma que é importante acalmar-se primeiro, antes de voltar a falar com o seu parceiro. É importante voltar a regular o seu sistema nervoso para que os seus sentimentos não se sobreponham à razão. Dance um pouco, respire fundo e encontre formas de se acalmar antes de voltar a falar com a sua cara-metade.
Faça um introspeção quando estiver sozinha
Aproveite para entender exatamente o que está a sentir – e porque o está a sentir. Só depois de entender exatamente as razões que a levaram à discussão é que consegue pensar e racionalizar sobre o que deve fazer de forma a resolver o problema.
Faça uma lista sobre o que pode ter dito para chatear o seu parceiro
É importante saber não apenas o que não gostou que o seu parceiro tivesse dito como também o que disse que ele poderá não ter gostado. Faça uma lista – quer escrita quer mentalmente – sobre as coisas que foram ditas e que ambos poderão não ter gostado. O primeiro grande passo para resolver um problema é reconhecê-lo.
Volte a falar quando se sentir pronta
A psicóloga Christie Tcharkhoutian aconselha a que volte a falar com o seu parceiro apenas quando estiver pronta para o fazer. Da mesma forma, sugere que pergunte à outra pessoa se também já está pronta para que voltem a falar ou se precisa de mais tempo para pensar. É importante que exista tempo para que ambos pensem no que originou a discussão, no que foi dito e na atitude que querem tomar a partir dali.
Seja honesta e explique o que sente
Quando estiver pronta, seja totalmente aberta com o seu parceiro e diga exatamente tudo o que está a sentir. Evite culpar o outro e aposta em argumentos na primeira pessoa: “Eu sinto isto, eu penso aquilo”. Isto vai ajudar a que o outro entenda os seus sentimentos e, por outro lado, não se sinta atacado.
Deixe o seu parceiro falar
Não esteja sempre a interromper a outra pessoa a cada nova frase. Deixe que o seu parceiro acabe o raciocínio e faça ‘notas mentais’ do que gostava de dizer a seguir. É importante que respeite o outro e o oiça do início ao fim, até porque também vai querer que ele faça o mesmo.
Arranje forma de tornar a conversa menos tensa
A também psicóloga Gabrielle Usatynski afirma que é importante que, depois de uma discussão, o casal se acalme junto. Uma das estratégias é tentar introduzir momentos de alívio ou mesmo de riso no meio da conversa, de forma a desanuviar o ambiente.