Discutiu com o seu parceiro? Eis o que fazer para não piorar a relação

pexels-vera-arsic-984954(1)

Especialmente em tempos pandémicos e de confinamento, sabemos que os casais têm atravessado fases difíceis – e nem sempre é fácil lidar com as discussões, especialmente quando não se pode ir à rua arejar. E que atire a primeira pedra quem nunca discutiu e acabou por dizer coisas que mais tarde se arrependeu. Por isso mesmo, há situações que devem mesmo não ser evitadas após uma discussão de casal.

Algumas das atitudes devem ser tomadas apenas por si, como por exemplo acalmar-se e respirar fundo antes de dizer algo, e outras que têm de ser feitas em conjunto, como comunicar de forma a que ambos se entendam e encontrem um meio-termo que agrade aos dois.

Para que evite discutir e agir de forma tempestiva, reunimos algumas dicas do que deve ou não fazer após uma discussão conjugal. A revista feminina Cosmopolitan falou com alguns especialistas e estes são os veredictos finais:

Acalme-se

Pode parecer básico, mas a verdade é que, na maioria das vezes, as discussões acabam por ficar ainda mais acesas porque os intervenientes dizem tudo da boca para fora. Se for preciso dar uma pequena volta pelo jardim ou pelo quarteirão, faça-lo. Controle o seu sistema nervoso antes de voltar a pedir ao seu parceiro ou parceira para voltarem a falar, porque se ambos estiverem exaltados, a probabilidade de piorar as coisas é muito elevada.

Reflita sozinha

Enquanto dá uma volta (nem que seja na divisão da casa ao lado), aproveite para refletir e entender exatamente não apenas o motivo da discussão como também o que é que pode ser feito ou dito para que a situação se resolva. Reconheça os seus próprios sentimentos e organize pensamentos, nunca esquecendo também de pensar no lado da pessoa que tem a seu lado.

Escreva o que disseram

Sim, pode parecer estranho, mas escrever sobre o que foi dito pode ajudar a uma melhor reflexão. Pense exatamente no que pode ter dito que magoou ou exaltou também o seu parceiro e, no caso oposto, o que é que lhe disseram a si que a deixou mais incomodada. Assim, quando votarem a conversar sabe exatamente que pontos devem ser falados.

Sejam honestos sobre quando querem voltar a falar

Sabemos que cada pessoa tem o seu tempo e, por isso mesmo, é importante que ambos se respeitem neste sentido. Nós até nos podemos sentir preparadas para voltar a falar, mas se a outra pessoa não o está, temos de respeitar. É importante que ambos se acalmem e ambos estejam dispostos a falar e a evitar nova discussão. E é fundamental que ambos tenham refletido o suficiente para saber exatamente o que precisa ser falado. Não pressione, nem se sinta pressionada, em voltar a falar se ainda não estiverem prontos.

Argumente e fundamente

Quando ambos estiverem preparados para conversar, recorde-se que enquanto fala deve sempre usar argumentos pessoais. “Eu não gostei disto, eu senti-me triste ou incomodada com aquilo”. Evite entrar numa conversa apenas apontado o dedo ao outro. Ao invés disso, explique os seus sentimentos em função a dadas palavras ou comportamentos. Isto ajuda a que o outro perceba que não está apenas a apontar o dedo mas sim a expor os seus sentimentos.

Procure momentos de alívio de stress

Claro que cada discussão é diferente e os temas variam entre mil e uma possibilidades. No entanto, sempre que conseguir descomprimir um pouco a conversa, aproveite esse momento. Seja com uma pequena piada ou apenas um sorriso no momento certo, faça com que a conversa seja mesmo um diálogo saudável e não uma discussão cheia de gritos.